Os elementos usados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) para colocar em prática ações concebidas segundo o conceito de trabalho em rede foi o assunto da palestra que a secretária Amália Tortato fez nesta quarta-feira (17/9).
Amália falou no segundo dia de atividades do evento comemorativo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, promovido pela Prefeitura e pelo Conselho de Direitos do segmento de Castro, a 150 km de Curitiba. Ao lado das áreas da criança e adolescente, pessoa idosa, migrantes e política sobre drogas, a da pessoa com deficiência também é prioridade na SMDH.
“Valorizamos o potencial das ações intersetoriais na estrutura da Prefeitura de Curitiba, bem como as parcerias com o Terceiro Setor e as possibilidades oferecidas pelo financiamento de projetos com a captação via fundos”, disse a secretária. Ela apresentou o tema ao lado do superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior, que também respondeu perguntas do público.
Soluções em rede
Em seus dois primeiros dias de programação técnica, também participaram da Semana da Pessoa com Deficiência de Castro a diretora do Departamento de Relações com o Terceiro Setor da SMDH, Emily Zandoná; a responsável pela Gerência da Criança, Adolescente e Migrante, Michelle Feliciano; e a gerente da Pessoa Idosa do órgão, Eluane Sanchez.
A representante do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPcD), Denise Moraes, apresentou soluções que agradaram aos participantes. Foi o caso do projeto Curta Curitiba na Palma da Mão, para tornar o turismo acessível a pessoas com baixa visão e cegas, e a destinação de parte da arrecadação com as multas aplicadas pelo Estacionamento Regulamentado (EstaR) ao Fundo de Apoio à Pessoa com Deficiência (FAD).