Ainda há vagas para a caminhada de 3 km que acontecerá neste domingo (21/9), no Umbará. A inscrição é grátis e deve ser feita pelo Guia Curitiba.
A caminhada faz parte da Corrida da Longevidade - 3ª Etapa do Circuito Adulto de Corridas de Rua 2025 e visa incentivar a participação de quem ainda não se exercita com regularidade - em especial o público 60+. As vagas da corrida terminaram minutos após a abertura da inscrição, no dia 1º, e também há idosos inscritos nas diferentes categorias de provas.
Haverá ainda a participação de cerca de 30 idosos na logística da prova, o que corresponde a 20% do staff. Eles ajudarão em tarefas como orientação dos atletas, distribuição de água e organização do guarda-volumes.
Largada
Os participantes largarão às 6h20, da Paróquia São Pedro. Eles terão até as 11h para completar o percurso, que vai passar pela Rua Nicola Pellanda. “É se inscrever e, no dia, chegar alimentado, hidratado e usando roupas e tênis confortáveis”, diz o gerente do Departamento de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Eduardo Kitaka.
Envelhecimento na pauta
A Corrida da Longevidade tem o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) e está sendo financiada com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), com aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). “É um evento de extrema importância para marcarmos a força do envelhecimento saudável na pauta das políticas públicas da gestão do prefeito Eduardo Pimentel”, observa a secretária da SMDH, Amália Tortato.
Com 320 mil moradores com 60 anos ou mais, Curitiba faz parte da rede mundial de comunidades e cidades amigas da pessoa idosa.
A estimativa para 2030, segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), é que o segmento salte para 435 mil pessoas e passe a representar 20% da população total da cidade.
Esporte e solidariedade
Também para incentivar o interesse da comunidade pelo tema, a SMDH vinculou a oferta de 50 vagas para a corrida à realização de ações voluntárias, durante pelo menos 1 hora, em instituições de longa permanência para idosos (Ilpis) inscritas no CMDPI.
Os corredores que fizeram a pré-inscrição para essas vagas têm até amanhã (17/9) para comprovar a atividade e retirar os kits de corrida. Esse também será o momento para os demais atletas, inscritos para as demais vagas, doarem kits de higiene para as entidades. A doação é voluntária.