Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sempre é tempo de estudar

“Depois de 11 filhos e muito trabalho, olha eu aqui, aprendendo coisas novas", diz aluna da Universidade da Pessoa Idosa

Cras do Bairro Novo tem aulas para idosos do Unapi. A universidade é aberta à pessoa idosa. Curitiba, 10/11/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

Secretaria Municipal da Comunicação Social

Dezenove pessoas estão na lista de espera por uma vaga na Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), que há menos de duas semanas abriu sua primeira turma em Curitiba. Ela funciona junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro Novo, no Sítio Cercado, e tem 52 matriculados.

Entre os que conseguiram vaga para a primeira turma está Olímpia Teodora dos Santos, de 87 anos. Ela é de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Estado, e mora em Curitiba há 30 anos. “Depois de 11 filhos e muito trabalho, olha eu aqui, aprendendo coisas novas, estudando o que eu nunca pude estudar. Sou muito feliz com a minha idade”, resume a idosa, que já foi trabalhadora rural, parteira, cozinheira e cuidadora de idosos.

Segundo a pedagoga da Administração Regional Bairro Novo, Elaine Cristina Borba dos Santos, o interesse pela proposta está superando a expectativa. “Esperávamos umas 30 pessoas, o que já seria uma excelente resposta para o início das atividades”, explicou a educadora, que também dá aulas para o grupo. 

Mas quem ainda não conseguiu a vaga, observa, não deve desanimar. “Se chegarmos a 25 candidatos nos próximos dias, é possível que a gente consiga abrir a segunda turma ainda este ano. Mas o mais provável, por causa da proximidade do recesso de fim de ano, é que ela comece a funcionar no começo de 2026”, explica.

Parceria pelos experientes

A Unapi é fruto da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano do município (SMDH) e das secretarias estaduais da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A metodologia é da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O objetivo é materializar um dos direitos previstos no Estatuto da Pessoa Idosa: o acesso à educação.

Nesta segunda-feira (10/11), aconteceu a segunda aula regular. Atentos, depois das atividades lúdicas propostas por Elaine, os alunos interagiram com o professor Murilo Bastos, da equipe Senior Lab do Instituto Cidade Smart. Bastos falou sobre um tema de interesse do público mais velho: a demência e o papel da qualidade de vida na sua prevenção. Muitos anotavam em cadernos as informações avaliadas como importantes.

Proposta aprovada

A mescla de atividades leves com temas mais sérios, diz a pedagoga, é uma forma de manter o interesse dos estudantes. “Muitos chegam achando que as aulas acontecerão no formato a que eles foram acostumados na infância, mas ficam satisfeitos quando entendem que é um novo formato, pensado para eles”, explica.


No preview available
No preview available
Imagem


Teresinha Vaz, de 74 anos, também está satisfeita com a oportunidade e já lamenta a aula que irá perder no final do mês. “Vou viajar. Se me devolvessem o dinheiro do passeio, cancelava a viagem só para não faltar. Estou gostando muito”, conta a costureira e corretora aposentada. Na época em que programou a viagem, no começo do ano, não imaginava que estaria estudando.

Currículo

Os conteúdos, apresentados também por videoaulas, foram organizados em cinco eixos: Cultura e Lazer, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Saúde e Bem-estar, Sustentabilidade e Consciência Ambiental e Interação Social e Participação Comunitária. De acordo com cada eixo, os alunos serão apresentados a assuntos como artes plásticas, música, valorização da pessoa idosa e mundo do trabalho, entre outros.

Na Regional Bairro Novo, as aulas são dadas duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, das 14h às 16h, e vão até o final de 2026. Ao todo, serão 512 horas/aula, contando a carga prevista para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser feito em grupo. Os alunos com 75% de frequência e participação no TCC receberão certificados de conclusão validados pela Unespar, durante cerimônia de formatura.

Assim como os moradores do entorno do Sítio Cercado, que chegam para as aulas a pé ou usando o passe-livre do transporte coletivo, em breve será dos idosos das Regionais Cajuru e Boa Vista entrarem-na universidade. A instalação das duas novas unidades da Unapi está prevista para a próxima semana.