Texto: João Salomão
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Defesa Civil de Curitiba encerra 2025 com avanço nas ações de prevenção de desastres e na formação de comunidades mais preparadas para situações de emergência. Ao longo do ano, 5.648 pessoas participaram de capacitações que incluíram palestras, cursos e oficinas voltados ao enfrentamento de riscos e à resposta rápida em ocorrências.
“Trabalhamos de forma incansável para atender a população, todos os dias, 24 horas por dia. É um trabalho que começa com a prevenção, mas também na emergência”, diz o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.
Entre as iniciativas está o Plano de Auxílio Mútuo Empresarial (PAM Empresas), pelo qual agentes da Defesa Civil orientaram funcionários de empresas privadas sobre procedimentos de segurança e atuação em cenários de emergência.
Para o segmento da saúde, há o Plano de Auxílio Mútuo Hospitalar (PAM Hosp). Em agosto, o programa realizou, pela primeira vez na cidade, uma simulação de emergência em um hospital psiquiátrico, para atendimento em situações críticas.
A diretora do hospital Uniica, Natália Cristina de Lima Rosa, disse que é muito importante a Defesa Civil oferecer este tipo de treinamento para a comunidade. "É relevante porque o processo de treinamento dá segurança para uma atuação rápida e eficiente caso ocorra um acidente verdadeiro”, afirmou a diretora.
Nas escolas
A Defesa Civil também mantém o programa Conhecer Para Prevenir (CPP), o principal eixo de educação preventiva nas escolas de Curitiba. O CPP está presente em todas as unidades de ensino municipais e em 17 escolas particulares, com rotina anual de simulados, palestras, exercícios de permanência e evacuação. Apenas em um evento ocorrido em julho deste ano, mais de 3 mil profissionais da rede municipal, dos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados e colaboradores terceirizados receberam esta capacitação.
Nas comunidades
Outra iniciativa é o Família Resiliente, programa que orienta as comunidades sobre como agir em diversos tipos de emergência, desde um engasgo até em casos de incêndios e alagamentos. Uma vez capacitadas, as pessoas atuarão como multiplicadores de conhecimento e apoio em suas comunidades.
Nas regionais
Em maio, a Defesa Civil de Curitiba percorreu as dez administrações regionais da capital para apresentar os Planos de Contingência Municipais à população e aos servidores, além de atualizar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.
Fiscalização
A Defesa Civil de Curitiba atuou fortemente em ações de fiscalização e visitas técnicas. Um exemplo foi a operação ocorrida em abril, quando os agentes participaram de fiscalização de transporte de produtos perigosos.
Operação Inverno
O órgão também atua na Operação Inverno, realizada em parceria com Fundação de Ação Social (FAS). Neste ano, foram realizadas 24.297 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, distribuição de 3.705 cobertores e 761 mantas térmicas, 108% a mais que o entregue em 2024.
Ações contra extremos climáticos
Um dos principais instrumentos utilizados pela Defesa Civil é o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção a Desastres de Curitiba, composto por 15 estações meteorológicas espalhadas pela cidade e um Centro Municipal de Gerenciamento de Risco e Desastre. Com o sistema, a Defesa Civil faz monitoramento contínuo de rios e apoio a operações da Guarda Municipal e secretarias regionais durante eventos adversos.
Em janeiro e fevereiro, quando ocorreram a maior frequência de chuvas intensas, foram atendidas oito ocorrências significativas, sendo cinco alagamentos, uma tempestade, um vendaval e um incêndio em área residencial. Essas ocorrências afetaram 10.486 pessoas.
Outras conquistas
- O órgão passou a integrar a Secretaria de Governo Municipal para maior autonomia e integração com o Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel.
- Homenagem na Câmara Municipal de Curitiba pelo trabalho na proteção e assistência à população.
- 2º lugar no Prêmio Abinc de IoT de 2025, na categoria Empresas Consolidadas/Governo, pelos Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção a Desastres de Curitiba.
- Participação no evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Hub of Cities em Guadalajara (México), que teve presença de profissionais de 20 cidades latino-americanas.