Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Defesa Civil de Curitiba preparou mais de 5 mil pessoas para enfrentamento de riscos

Treinamento, simulação de emergências em prevenção de incêndios da Defesa e Guarda Municipal. Curitiba, 31/10/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

Texto: João Salomão 
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

A Defesa Civil de Curitiba encerra 2025 com avanço nas ações de prevenção de desastres e na formação de comunidades mais preparadas para situações de emergência. Ao longo do ano, 5.648 pessoas participaram de capacitações que incluíram palestras, cursos e oficinas voltados ao enfrentamento de riscos e à resposta rápida em ocorrências.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


 “Trabalhamos de forma incansável para atender a população, todos os dias, 24 horas por dia. É um trabalho que começa com a prevenção, mas também na emergência”, diz o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Entre as iniciativas está o Plano de Auxílio Mútuo Empresarial (PAM Empresas), pelo qual agentes da Defesa Civil orientaram funcionários de empresas privadas sobre procedimentos de segurança e atuação em cenários de emergência.

Para o segmento da saúde, há o Plano de Auxílio Mútuo Hospitalar (PAM Hosp). Em agosto, o programa realizou, pela primeira vez na cidade, uma simulação de emergência em um hospital psiquiátrico, para atendimento em situações críticas.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


A diretora do hospital Uniica, Natália Cristina de Lima Rosa, disse que é muito importante a Defesa Civil oferecer este tipo de treinamento para a comunidade. "É relevante porque o processo de treinamento dá segurança para uma atuação rápida e eficiente caso ocorra um acidente verdadeiro”, afirmou a diretora.

Nas escolas

A Defesa Civil também mantém o programa Conhecer Para Prevenir (CPP), o principal eixo de educação preventiva nas escolas de Curitiba. O CPP está presente em todas as unidades de ensino municipais e em 17 escolas particulares, com rotina anual de simulados, palestras, exercícios de permanência e evacuação. Apenas em um evento ocorrido em julho deste ano, mais de 3 mil profissionais da rede municipal, dos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados e colaboradores terceirizados receberam esta capacitação.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Nas comunidades

Outra iniciativa é o Família Resiliente, programa que orienta as comunidades sobre como agir em diversos tipos de emergência, desde um engasgo até em casos de incêndios e alagamentos. Uma vez capacitadas, as pessoas atuarão como multiplicadores de conhecimento e apoio em suas comunidades.

Nas regionais

Em maio, a Defesa Civil de Curitiba percorreu as dez administrações regionais da capital para apresentar os Planos de Contingência Municipais à população e aos servidores, além de atualizar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

Fiscalização

A Defesa Civil de Curitiba atuou fortemente em ações de fiscalização e visitas técnicas. Um exemplo foi a operação ocorrida em abril, quando os agentes participaram de fiscalização de transporte de produtos perigosos.

Operação Inverno

O órgão também atua na Operação Inverno, realizada em parceria com Fundação de Ação Social (FAS). Neste ano, foram realizadas 24.297 abordagens sociais a pessoas em situação de rua, distribuição de 3.705 cobertores e 761 mantas térmicas, 108% a mais que o entregue em 2024.

Ações contra extremos climáticos

Um dos principais instrumentos utilizados pela Defesa Civil é o Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção a Desastres de Curitiba, composto por 15 estações meteorológicas espalhadas pela cidade e um Centro Municipal de Gerenciamento de Risco e Desastre. Com o sistema, a Defesa Civil faz monitoramento contínuo de rios e apoio a operações da Guarda Municipal e secretarias regionais durante eventos adversos.

Em janeiro e fevereiro, quando ocorreram a maior frequência de chuvas intensas, foram atendidas oito ocorrências significativas, sendo cinco alagamentos, uma tempestade, um vendaval e um incêndio em área residencial. Essas ocorrências afetaram 10.486 pessoas.

Outras conquistas

- O órgão passou a integrar a Secretaria de Governo Municipal para maior autonomia e integração com o Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel.

- Homenagem na Câmara Municipal de Curitiba pelo trabalho na proteção e assistência à população.

- 2º lugar no Prêmio Abinc de IoT de 2025, na categoria Empresas Consolidadas/Governo, pelos Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção a Desastres de Curitiba.

- Participação no evento promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Hub of Cities em Guadalajara (México), que teve presença de profissionais de 20 cidades latino-americanas.