Texto: João Salomão
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Defesa Civil de Curitiba realizou nesta terça-feira (14/10) uma capacitação para prevenção de acidentes domésticos a cerca de 300 funcionários da empresa Veper, no bairro Fanny. A palestra foi ministrada pelo agente Rodrigo Alípio como parte do Plano de Auxílio Mútuo Empresarial (PAM Empresas), iniciativa que busca ensinar a trabalhadores como prevenir acidentes e como agir em caso de emergências.
O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, explica que o PAM é um instrumento para ensinar ações preventivas para toda sociedade. “Nós auxiliamos no compartilhamento de conhecimento, colocando a Defesa Civil como apoio, para fomentar uma cultura de prevenção de acidentes”, afirma Nelson.
Veja abaixo algumas dicas da capacitação.
Produtos de limpeza
- Produtos de limpeza podem causar intoxicações graves se utilizados de maneira incorreta. A mistura de produtos deve ser evitada, pois pode causar reações químicas com efeitos indesejados. Um exemplo é a combinação de água sanitária com vinagre ou limão, que leva à formação de gás cloro (Cl₂), um composto altamente tóxico.
- Outra recomendação é manter detergentes, desengordurantes e outros produtos de limpeza em armários fechados, longe do alcance das crianças, que podem confundi-los com alimentos devido ao colorido das embalagens.
Cuidados com quedas
- Atividades cotidianas, como a limpeza de calhas e a manutenção de telhados, devem ser realizadas com o máximo de cuidado. Muitos se expõem a riscos quando realizam estas atividades calçando chinelos, e em alguns casos, após ingerir bebidas alcoólicas.
- Mesmo procedimentos mais simples, como a troca de lâmpadas, deve ser feita com cuidado: a queda, mesmo de um banquinho, pode causar traumatismo craniano com sequelas.
Perigos na cozinha
- As cozinhas são ambientes que exigem atenção, como colocar as facas no escorredor com as lâminas para baixo, para evitar que alguém se corte; deixar as panelas sobre o fogão com os cabos voltados para dentro, para que ninguém esbarre e se queime; até ter atenção com o uso com a panela de pressão. Não se deve nunca usar colheres para forçar a vedação da panela ou fazer sair a pressão mais rápido, pois isto pode causar uma forte explosão.
- Nunca jogar água sobre um panela com óleo que esteja pegando fogo. A água evapora instantaneamente, expande-se violentamente e lança o óleo em chamas para todos os lados, podendo causar queimaduras e incêndios. O certo é cobrir a panela com a tampa ou pano umedecido até apagar as chamas.
Atenção com a rede elétrica
- O uso de benjamins, também conhecidos como “T”, deve ser evitado, pois sobrecarrega a rede e pode causar curtos-circuitos. É muito recomendada que seja feita a manutenção não apenas das tomadas da casa, mas também das conexões e filamentos para que não ocorram incêndios.
Cuidado com o gás
- O mesmo cuidado deve ser tomado com o uso de gás. O registro deve ser mantido fechado quando não estiver em uso. Registros e mangueiras devem ser trocados a cada cinco anos. O ambiente deve ser ventilado e caso haja suspeita de vazamentos não deve haver chamas por perto e a eletricidade deve ser desligada.
Animais peçonhentos
- Em caso de picadas por animais peçonhentos como cobras, escorpiões, aranhas e taturanas, a ferida deve ser lavada com água e sabão e a pessoa levada imediatamente ao pronto-socorro, para que receba a medicação adequada. É muito recomendado que seja dito ao socorrista qual foi o animal que picou, pois para cada espécie há um soro específico.
- Nunca devem ser feitos cortes na ferida, porque isso não vai fazer “sair o veneno”, e nem devem ser aplicados remédios caseiros., que podem piorar a situação.
Emergências e Manobra de Heimlich
Na palestra, os trabalhadores também foram orientados sobre como buscar socorro em casos de emergência. O Samu (192) deve ser acionado em caso de emergências clínicas, como infartos, AVCs e desmaios, enquanto o Siate (193) atende preferencialmente traumas, como acidentes de trânsito, quedas e ferimentos graves.
Alípio demonstrou ainda o que fazer caso alguém se engasgue. Usando um voluntário entre os funcionários, ele mostrou como fazer a manobra de Heimlich, na qual a pessoa asfixiada recebe pressão na boca do estômago para desobstruir as vias respiratórias.
Para mostrar como fazer o procedimento em bebês, foi utilizada uma boneca especial. Também foi demonstrado o que fazer se a pessoa se engasgar e estiver sozinha em casa. Neste caso, a pessoa deve pressionar a boca do estômago sobre uma estrutura firme, como uma cadeira ou mesa, para expelir o que estiver trancando a respiração.
Andreia Aparecida Ferreira, uma das funcionárias que esteve na capacitação, aprovou o conteúdo apresentado e a iniciativa da Defesa Civil de estar presente nas empresas. "Achei a palestra maravilhosa, me identifiquei com várias situações que podem acontecer em casa e aprendi muitas coisas úteis” afirmou a colaboradora.
Defesa Civil de Curitiba nas empresas
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba está aberta para levar treinamentos para todas as instituições quer desejarem. Empresas, hospitais, escolas, Organizações da Sociedade Civil e qualquer órgão que tiver o interesse de receber estas capacitações podem ligar para o número (41) 3350-3690 ou (41) 3350-3689.