Dezenove pessoas estão dando os primeiros passos em direção a uma carreira no mundo do café, em Curitiba. Elas fazem parte da 1ª turma do curso de barista oferecido gratuitamente pelo programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS).
As aulas começaram nesta segunda-feira (4/9) e vão até 6 de novembro, totalizando 160 horas de treinamento, no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Centro. Esta é a primeira vez que o programa Liceu de Ofícios oferece curso de barista e a procura foi grande. Das 20 vagas ofertadas, 19 estão preenchidas.
O curso faz parte da programação de setembro do Liceu de Ofícios e Inovação, que neste mês oferece 1.752 vagas em 43 cursos diferentes, todos gratuitos.
Oportunidade
A supervisora da FAS na Regional Matriz, Elis Stüpp, explicou que a decisão de oferecer o curso de barista foi motivada pela crescente demanda por profissionais nessa área em expansão. “A preparação de bebidas à base de café é um mercado em crescimento em Curitiba e isso faz com que seja uma excelente oportunidade de emprego para aqueles que buscam uma carreira profissional”, comentou, na abertura do curso.
Um dos alunos do curso é Diego Rivas, um venezuelano de 32 anos que mora no Brasil há três anos. Diego atualmente trabalha como motorista de Uber para sustentar a família, mas sempre teve uma paixão pela área do café. Antes de se mudar para o Brasil, trabalhou com a venda do produto e chegou a ter duas cafeterias em sua terra natal. “Tinha planos de abrir uma cafeteria em Manaus, onde cheguei inicialmente, mas por causa da falta de tradição na cidade em relação ao consumo de café e também da pandemia (da covid), isso não foi possível”, explicou.
Ao se mudar para Curitiba, Diego percebeu que a cidade tinha uma forte cultura de café e decidiu retomar seu sonho. Ele ficou sabendo do curso de barista no Senac enquanto participava de outro curso na área de Turismo e se matriculou imediatamente pelo Portal Aprendere.
O curso
O curso de barista tem como objetivo ensinar aos alunos as técnicas de preparo, degustação e serviço de café, abrangendo uma ampla variedade de métodos de preparo. Dividido em três disciplinas, o curso cobre desde a organização do ambiente e os processos de trabalho em um salão de café até a extração de cafés, preparação de bebidas à base do grão e atendimento ao cliente.
Durante as aulas, ministradas pelo experiente barista e responsável pelo suporte aos cafés do Senac, David Mafra, os alunos aprenderão sobre diversos aspectos da indústria do café, incluindo história, tipos, produção, torrefação, análise sensorial e vocabulário técnico.
Além disso, serão treinados em operação de máquinas de café expresso, métodos de preparo de café e a arte do Latte, incluindo técnicas de vaporização do leite e decoração de bebidas com café.
A abertura do curso contou ainda com a técnica de Educação Profissional e Tecnológica do Senac, Bruna Marcela Baldan da Cunha.