Os espaços públicos de Curitiba foram o grande palco deste Dia Internacional das Cidades Educadoras (30/11). Em todas as dez regionais da cidade, seja nas escolas municipais, praças, unidades de saúde, Clubes da Gente ou na própria sede da Prefeitura, foram realizadas atividades alusivas à data, ofertadas gratuitamente e abertas ao público.
A população participou de conversas sobre tabagismo, prevenção à dengue, como evitar acidentes domésticos, palestras, plantio de sementes, aulas de educação ambiental, oficinas mãos na massa, apresentações da Guarda Mirim e Teatro de Fantoches, jogos, palestras e rodas de leitura.
Veja como foi o dia na cidade.
A programação envolveu iniciativas da Educação, Saúde, Relações Internacionais, Turismo, Instituto de Administração Pública (IMAP), Defesa Social e Trânsito, Fundação de Ação Social (FAS), Meio Ambiente, Fundação Cultural (FCC) e Esporte, Lazer e Juventude, conectando profissionais, estudantes e a comunidade com atividades e debates em todas as dez administrações regionais.
“Curitiba é inovadora e educadora. E os curitibinhas aprendem na escola, desde pequenos, a amar e a cuidar da nossa cidade”, disse o prefeito Rafael Greca.
O prefeito citou o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, com ações em museus, praças, parques e demais espaços públicos.
Um dos destaques da programação da Educação foi o lançamento, na Cinemateca, do documentário Artistas em Foco, projeto que reconhece os profissionais da educação como produtores de cultura e valoriza suas demonstrações artísticas. A edição 2022 traz o documentário “Artistas em Foco” em mídia digital, no formato de documentário, com a vida e a obra de seis profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. As artistas apresentadas são Ana Claudia Proença, Cristiane Marques, Lilian Dalcol, Luciana Paz, Sara Maresa e Sibele Quirino.
As unidades educacionais desenvolveram trabalhos com as crianças. No CMEI Riad Salamuni (CIC), por exemplo, o tema do dia foi “É na infância que arquitetamos uma cidade próspera”.
A Guarda Municipal também mobilizou as crianças, com apresentação da Guarda Mirim e do Teatro de Fantoches para estudantes, além de ações de trânsito com orientações da Escola Pública de Trânsito, a EPTRAN. Cerca de 70 estudantes da Escola Umuarama estiveram no Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba, onde conheceram a história da instituição, suas atividades e serviços. Eles também assistiram aos projetos sociais da GM, como a Contação de Histórias, o Teatro de Fantoches e o Cão Amigo, que possuem caráter educativo e abordam temas como respeito aos animais, segurança no trânsito, educação ambiental, entre outros.
Grupo internacional
Desde outubro de 2019, Curitiba integra o seleto grupo de Cidades Educadoras. Atualmente são 500 cidades associadas em 36 países.
Em julho do ano passado, a capital do Paraná foi eleita coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). Maria Sílvia explica que o trabalho está relacionado ao sentido de responsabilidade da sociedade em suas ações e considera as cidades como espaços sociais de encontro entre o global e o local, entre a educação formal e a informal, para a descentralização e autonomia. “O conceito envolve as diversas área da administração pública e a comunidade. Sempre há o que pensarmos e melhorarmos”, resumiu a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Confira como foi o Dia Internacional em 2021.