Curitiba foi agraciada nesta quarta-feira (7/6) com a Medalha de Adaptação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, em reconhecimento à sua atuação na temática e por seu notório compromisso com a sustentabilidade. A cerimônia de entrega ocorreu durante o 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, realizado em Palmas (TO).
O prefeito Rafael Greca foi representado pelo secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.
A crise climática tem impactado diretamente a vida da população nas cidades brasileiras e ao redor do mundo. Diante desse cenário, Curitiba tem se destacado por sua postura proativa na busca por soluções sustentáveis.
Através do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), a cidade tem implementado medidas significativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, o que lhe rendeu o reconhecimento internacional.
O prefeito Rafael Greca destacou a importância do prêmio para a cidade. “Receber essa medalha é uma grande honra para Curitiba. É o reconhecimento do nosso empenho em buscar soluções sustentáveis para enfrentar a crise climática e garantir um futuro melhor para nossos cidadãos. Estamos comprometidos em continuar avançando nesse caminho, implementando políticas e projetos que promovam a sustentabilidade e a qualidade de vida em nossa cidade”, disse o prefeito.
A Medalha de Adaptação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é concedida às cidades que se destacam por suas ações significativas de mitigação e adaptação climática. Atualmente, mais de 100 cidades brasileiras já fazem parte do pacto e a conquista de Curitiba reforça o compromisso do município em promover um desenvolvimento urbano sustentável e resiliente.
A cerimônia de entrega das medalhas contou com a presença de importantes parceiros no engajamento dos municípios brasileiros na agenda climática, como representantes da Frente Nacional dos Prefeitos e da Associação Brasileira de Municípios. O evento reuniu autoridades e especialistas de todo o país, que compartilharam experiências e discutiram soluções baseadas na natureza e energias renováveis para construir cidades mais sustentáveis.
Sistemas alimentares sustentáveis
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, também representou o prefeito Rafael Greca em uma sessão plenária com o tema “Estratégias necessárias para a transição aos sistemas alimentares sustentáveis no contexto nacional-local brasileiro”, onde apresentou as experiências de Curitiba como fortalecimento da agricultura familiar e incentivo ao consumo de produtos orgânicos na capital.
“É essencial estabelecer cada vez mais políticas públicas e regulamentações que incentivem a produção, distribuição e consumo de alimentos sustentáveis. Isso pode incluir a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, apoio à agricultura familiar e incentivos para produtores e consumidores de alimentos sustentáveis”, destacou Gusi.
Na ocasião, também foi assinado pelo secretário, um Protocolo de Intenções que tem por objeto unir esforços para a realização da 3ª Edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), no período de 19 a 22 de março de 2024, sendo Curitiba indicada como cidade sede e correalizadora.
O ICLEI Brasil é uma rede que reúne mais de 80 governos locais associados, incluindo prefeituras e governos estaduais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Essa rede faz parte do ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, uma organização global que conta com mais de 2.500 governos locais e regionais em mais de 125 países.