Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Boas práticas

Curitiba compartilha experiências inovadoras de segurança alimentar em Belo Horizonte

Curitiba compartilha experiências inovadoras de segurança alimentar em Belo Horizonte. Foto: Divulgação


Curitiba marcou presença no 3º Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades, realizado em Belo Horizonte (MG), nesta segunda e terça-feira (22 e 23/9). O evento reúne até quarta-feira (24/9) gestores públicos, pesquisadores, organizações da sociedade civil e parceiros para debater soluções inovadoras e estratégias de fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional nas cidades brasileiras, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O município foi representado pelo Secretário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, que participou do painel “Construindo Rotas e Conectando Soluções Inovadoras para a Segurança Alimentar Urbana”. Durante sua apresentação, Leverci destacou as iniciativas de Curitiba que vêm transformando a realidade alimentar da cidade, como os Armazéns e os Sacolões da Família, as Fazendas Urbanas, as hortas urbanas e a agricultura familiar. Além disso, mencionou programas como a Mesa Solidária e o Banco de Alimentos, que já distribuíram milhares de refeições gratuitas e seguem contribuindo no combate à fome na cidade.

O secretário também destacou a importância da integração entre políticas públicas e comunidade.

“É com grande honra que represento Curitiba neste encontro, compartilhando nossas experiências que têm transformado a segurança alimentar urbana. Acreditamos que a integração entre políticas públicas, comunidade e inovação é o caminho para garantir o direito humano à alimentação adequada para todos. Estamos comprometidos em continuar fortalecendo nossas ações, aprendendo com outras cidades e contribuindo para um Brasil sem fome”, disse Leverci.

Encontro Nacional

O 3º Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades inclui reflexões sobre os desafios e oportunidades para a construção de sistemas alimentares urbanos saudáveis, sustentáveis e circulares, valorizando soluções locais e práticas inovadoras. Além de fomentar o diálogo técnico e político, o evento acolhe as novas cidades que passam a integrar a estratégia, ampliando a rede de municípios comprometidos com o direito humano à alimentação adequada.

A agenda prevê debates, rodas de conversa, oficinas, exposições e visitas de campo, com foco em fortalecer políticas alimentares urbanas e promover o direito humano à alimentação adequada.