A Fundação de Ação Social (FAS) mantém o atendimento à população durante a vigência do decreto municipal que determinou bandeira laranja na cidade. Os dez Núcleos Regionais instalados nas Ruas da Cidadania continuam em funcionamento, das 8h às 18h. O horário de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) - porta de entrada para os serviços da assistência para as famílias em vulnerabilidade -, é das 8h às 17h.
Nos Cras, a população pode solicitar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza e outros itens pelo Programa Disque Solidariedade. O monitoramento das famílias acompanhadas pelos Cras se mantém remotamente.
Neste período, a inscrição e atualização do Cadastro Único serão feitas nos Cras apenas em casos de urgência avaliados pelas coordenações das unidades. O serviço de busca ativa de famílias fica suspenso.
Mas o Cadastro Único pode ser feito nas Centrais de Cadastro Único, localizadas nas Ruas da Cidadania da Matriz e do Pinheirinho. O atendimento é das 8h às 17h, mas para isto é preciso agendar antes no Agenda Online Curitiba ou pelo site da FAS clicando no banner digital Informações e Agendamento Cadastro Único.
Essas centrais são responsáveis pelo cadastro de pessoas e famílias que precisam acessar benefícios sociais.
Garantia de direitos
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem pessoas com direitos violados, também atendem das 8h às 17h. O atendimento presencial continua para situações ligadas a solicitações emergenciais, de procura espontânea e de demandas que chegam aos canais de denúncia, como a Central 156, Disque Idoso Paraná e Disque 100, do governo federal.
A bandeira laranja não altera o atendimento dos Conselhos Tutelares, responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes.
As unidades de acolhimento institucional, nas modalidades abrigo e casa de passagem, funcionam 24 horas, todos os dias. Continuam suspensas as visitas para o acolhido.
Abordagem social
A abordagem social à população em situação de rua permanece 24 horas, todos os dias, por busca ativa ou atendimento a solicitações que chegam à Central 156.
Os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP), que antes da pandemia funcionavam durante o dia, continuam a atender 24 horas para garantir que os usuários não precisem voltar para as ruas e possam ficar protegidos do novo coronavírus.
O serviço de acolhimento à população em situação de rua funciona em quatro modalidades: para pessoas que não apresentam sintomas de gripe ou covid-19, para aquelas com maior risco de contrair o novo coronavírus, para quem apresenta sintomas da covid e precisam de repouso para recuperação e, por fim, para àquelas que foram diagnosticadas com a doença e têm indicação médica de isolamento.
Qualificação profissional
O programa Liceu de Ofícios, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos para a população, continua com as atividades suspensas, desde 2020, para evitar aglomerações e garantir a prevenção da covid-19. Apenas um curso, de inclusão digital para idosos, acontece on-line, desde dezembro.
O atendimento nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) voltou a ser presencial, das 8h às 12h e das 13h às 17h para os trabalhadores que precisam dar entrada ao seguro-desemprego ou buscar uma vaga de emprego.
Todos os serviços ofertados pelo Sine podem ser acessados também de forma on-line usando um computador ou celular. Para consultar vagas de emprego, basta entrar no Portal Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br) ou usar o aplicativo Sine Fácil.
Para fazer a solicitação do benefício do seguro-desemprego, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho digital. Os dois app estão disponíveis para aparelhos de celular com sistema Android e IOS.
A busca por vagas de emprego pode ser feita também pelo site da Prefeitura de Curitiba, neste link.