Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diálogo

Capacitação e recursos para a atividade dos guardas municipais pautam reunião

Reunião com o Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba. Curitiba, 18/09/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Representantes do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc) foram recebidos por lideranças das secretarias de Gestão de Pessoal (SMGP) e da Defesa Social e Trânsito (SMDT), na tarde desta quinta-feira (18/9), para mais um debate de temas relacionados às atividade profissionais. A reunião foi realizada no Departamento de Saúde Ocupacional, no Centro Cívico.

O superintendente Executivo da SMDT, José Semmer Neto, destacou aos servidores que os interesses dos trabalhadores e dos gestores da área são convergentes.

“Assim como vocês, queremos e buscamos a melhoria da estrutura e ds condições para que os guardas municipais possam, com excelência, desempenhar sua missão na defesa social e no trânsito. Temos limitações orçamentárias e financeiras, mas estamos sempre buscando racionalidade na aplicação de recursos e em busca de soluções para que os profissionais tenham equipamentos e materiais necessários”, assegurou Semmer, que estava acompanhado dos inspetores Wagnelson de Oliveira e Sicarlos Pereira Sampaio.

O superintendente salientou que muitas das situações citadas pelo Sindicato podem ser resolvidas desde que as demandas cheguem ao conhecimento dos dirigentes.

Para que os guardas tenham acesso a sistemas informatizados do Estado, ele falou sobre a possibilidade de interlocução entre a SMDT e a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O inspetor Sicarlos observou que falhas casuais em sistemas aos quais os servidores já têm acesso devem ser relatadas para que possam ser corrigidas, sem comprometer o suporte às atividades operacionais.

Treinamento

A capacitação periódica também foi discutida. A SMDT informou que planeja, para 2026, treinamento para uso de armas de calibre 12 para todos os guardas municipais que participarem do Estágio de Qualificação Profissional (EQP). Os servidores serão habilitados em todos os tipos de armamentos utilizados pela GM. A SMDT reforçou que, sempre que novos equipamentos são adquiridos, aqueles que os utilizam são treinados para o uso.

Os gestores informaram ainda que nas próximas semanas parte do efetivo participará do curso de uso progressivo da força ofertado e conduzido pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública. 

A propósito dos temas dos cursos, os representantes da SMDT pediram que o Sindicato traga sugestões, além daqueles cursos que já são oferecidos permanentemente. Assuntos relativos à Saúde Ocupacional também poderão ser propostos. 

A diretora do Departamento, Fernanda Zwir, que representou a SMGP na reunião, ressaltou que a área já realiza semanalmente palestras sobre saúde mental aos servidores da Guarda Municipal, em atividade realizada no Centro de Treinamento.

As atas das reuniões com os sindicatos ficam disponíveis no Portal do Servidor.