Nesta quinta-feira (18/9), a Escola Pública de Curitiba ABC Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), realizou a blitz educativa da campanha Mão na Faixa. A ação ocorreu na Avenida Sete de Setembro, um dos pontos mais movimentados de Curitiba, onde a população recebeu orientações sobre como atravessar a rua com segurança - na faixa de pedestres, erguendo a mão com um gesto de “pare” direcionado ao motorista.
Os pedestres estão entre os públicos mais vulneráveis no tráfego urbano. De acordo com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Paraná (BPTran), no ano passado foram registrados 565 atropelamentos em Curitiba, com 370 vítimas encaminhadas a hospitais com ferimentos. De janeiro até 12 de setembro deste ano, o BPTran atendeu 365 atropelamentos, com 212 feridos.
De acordo com a diretora da ABC Trânsito, Melissa Puertas Sampaio, a campanha busca reforçar a importância da segurança dos pedestres.
“Ao sinalizar com a mão erguida, o pedestre indica que pretende atravessar e o condutor entende que deve parar o veículo para que a travessia seja feita com segurança", disse Melissa. "Uma coisa bem importante é lembrar que todos nós somos pedestres, todos nós estamos vulneráveis no trânsito, então o respeito, a empatia e a compaixão precisam ser praticadas”, ressaltou.
Para a empresária catarinense Poliana Branco, a iniciativa é importante e válida para todas as cidades. “Não é só em Curitiba, eu sou de Lages, em Santa Catarina, e a gente vê muito isso. Coloca o pé na faixa e ainda assim os condutores acabam não respeitando. E assim, nós vamos tentar incentivar o respeito”, afirmou Poliana.
João Victor, que estuda medicina na Faculdade Hospital Pequeno Príncipe, acredita que a campanha pode ajudar a diminuir o número de acidentes. João relata ainda que evita utilizar o celular quando atravessa, para sempre estar atento ao tráfego.
A campanha Mão na Faixa será realizada nesta sexta-feira e no domingo.
Programação da Campanha Mão na Faixa
Data: sexta-feira (20/9)
Horário: 11h às 12h30
Local: Avenida República Argentina, 1.115
Data: domingo (21/9)
Domingo no Centro
Campanha Mão na Faixa e atividades de educação no trânsito com óculos de realidade virtual e distribuição de materiais educativos
Horário: 9h às 15h
Local: Praça Osório
Data: 25/9
Horário: 9h às 10h30
Local: Avenida República Argentina, 1.115
Data: 29/9
Horário: 11h às 12h30
Local: Avenida Cândido de Abreu x Rua Ernani Santiago de Oliveira