Texto: Mirela Maganini Ferreira/Secom
O prefeito Eduardo Pimentel participou das comemorações dos 39 anos da Guarda Municipal de Curitiba, nesta quinta-feira (31/7), no Centro de Formação Comandante Emérito Inspetor Odgar Nunes Cardoso, no Capão Raso. Pimentel fez a entrega oficial do novo uniforme operacional da guarda, que será utilizado pela corporação a partir de agosto. Ele também destacou a importância do trabalho da corporação para garantir a segurança dos cidadãos e a realização de concurso público para contratação de 400 novos profissionais nos próximos quatro anos.
“Nossa Guarda Municipal é a melhor do País. Eu respeito e valorizo o “sangue azul” (cor do uniforme da Guarda), o trabalho desses profissionais que atuam há 39 anos para cuidar da nossa cidade. E, para comemorar, faço a entrega dos novos uniformes, mais modernos, bonitos e confortáveis”, afirmou.
O novo uniforme tático e operacional da GM é mais leve e ergonômico, adaptado às necessidades do trabalho diário dos guardas, com tecido que protege contra raios ultravioletas e boné. O fardamento será entregue de forma escalonada e o primeiro efetivo a usá-lo será o Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO), que atua no Centro de Curitiba.
O comandante e superintendente da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso Santos Júnior, ressaltou o protagonismo da corporação e as conquistas ao longo de 39 anos de história.
“É preciso comemorar os avanços com a entrega dos novos uniformes, a realização do concurso público, a reforma e ampliação do nosso centro de formação, dos núcleos regionais e módulos para melhorarmos as condições de trabalho. São muitas conquistas ao longo desses anos com a ampliação da Muralha Digital, com o Conecta Muralha Curitiba, as operações integradas Centro Seguro, um compromisso com a segurança pública”, afirmou.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, ressaltou a participação dos guardas municipais no dia a dia dos moradores de Curitiba.
“A Guarda Municipal está presente em todos os bairros, próxima da população para garantir a segurança, combater os crimes. Além disso, busca soluções diárias para melhorar a vida nas comunidades, com orientações para o cidadão,” evidenciou Vianna.
Desfile
Um grande desfile marcou as comemorações dos 39 anos da Guarda Municipal de Curitiba, com a participação dos alunos da Guarda Municipal Mirim da Escola Municipal Maria Neide Gabardo, no Ganchinho.
O desfile contou também com a participação dos grupos especiais de Pronto Emprego Operacional, de Operações com Cães e Tático de Motos, das patrulhas de Proteção ao Transporte Coletivo, de Proteção Animal e Maria da Penha, além de viaturas operacionais, do Grupo de Policiamento Ostensivo das dez regionais e do Grupamento de Trânsito da GM, que fiscaliza e atua na Linha Verde.
Homenagem a Odgar Nunes Cardoso
O prefeito Eduardo Pimentel também inaugurou um espaço para homenagear o comandante emérito da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso, que faleceu em 2020. A esposa do comandante, a supervisora da GM Silvia Zoraski, compareceu. O objetivo é divulgar a importância do trabalho de Odgar para a construção da história da Guarda Municipal e para as novas gerações que vão ingressar na corporação.
O espaço traz reportagens publicadas na Tribuna do Paraná — jornal que ele costumava ler com apreço — que retratam sua história, desde a vinda do Rio Grande do Sul até a carreira marcante à frente da Guarda Municipal.
Odgar se aposentou em setembro de 2019, após dedicar 31 anos de serviço à Guarda Municipal de Curitiba, instituição na qual exerceu o cargo de diretor-geral por duas gestões — de 2010 a 2012 e de 2017 a 2019. Logo após a aposentadoria, passou a ocupar a função de superintendente da Defesa Social, assumindo o cargo em setembro de 2019. Ele faleceu no dia 5 de agosto de 2020, aos 60 anos
Presenças
Também participaram do evento, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, a presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Beatriz Battistella, o secretário da Comunicação Social, Marc Sousa, o superintendente executivo da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto, e o superintendente de Trânsito, Bruno Pessutti, os deputados estaduais Márcia Huçulak e Samuel Dantas, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, e os vereadores Rafaela Lupion, Tiago Zeglin, Da Costa e Delegada Thatiana Guzella.