A nova marca promocional da capital paranaense (#PartiuCuritiba) e a programação do Natal da cidade foram apresentadas, nesta quarta-feira (5/11), no 10º encontro da Governança Curitiba DTI (Destino Turístico Inteligente), realizado no campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Rebouças. As reuniões mensais integram as ações do ecossistema de turismo inteligente da cidade, formado por representantes do poder público, setor privado, entidades e universidades.
Segundo Janaina Reatti, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico do IMT, ainda em novembro será lançada uma campanha de promoção do destino Curitiba pelas redes sociais em todo Brasil e em países da América do Sul, valorizando a nova identidade visual de Curitiba, que destaca o design, a cultura e o estilo de vida sustentável que tornam a capital referência nacional e internacional.
“Com a nova marca, a gestão Eduardo Pimentel está reposicionando Curitiba como um destino para lazer, inovação e experiências autênticas”, destacou a gerente de Planejamento e Desenvolvimento Turístico do IMT.
Já o Natal de Curitiba 2025 será apresentado na campanha como a maior programação de fim de ano do Brasil. “Os destaques, é claro, serão as atrações inéditas como o Natal da Disney em Curitiba, que ocorre pela primeira vez do Brasil, e também o inédito circuito de Natal no Centro, que inclui o consagrado Natal do Bradesco no Palácio Avenida”, explicou Janaina.
A campanha do destino Curitiba será voltada para países da América do Sul que, atualmente, têm voos para Curitiba: Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Assunção (Paraguai), Lima (Peru) e Montevidéu (Uruguai). Para 2026, a promoção do destino Curitiba chegará a Portugal, que vai ganhar voos diretos da TAP a partir do próximo ano, ligando Curitiba a Lisboa.
Poti trilíngue
Também foi anunciado, durante o 10º encontro da Governança Curitiba DTI, que o novo Portal do Turismo Inteligente (Poti), plataforma digital desenvolvida pelo Instituto Municipal de Turismo, acaba de ganhar versões em espanhol e em inglês.
“Com visual renovado, navegação mais intuitiva e informações constantemente atualizadas, o novo Poti foi pensado para facilitar o acesso de gestores, pesquisadores e empreendedores a conteúdos que apoiam a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes”, salientou Wellington Medeiros, coordenador do DTI no Instituto Municipal de Turismo, sobre a atualização do portal relançado no mês passado.
Smart Governance
O 10º encontro da Governança Curitiba DTI também teve a apresentação dos resultados da defesa de mestrado de Milena Gehring Nascimento, turismóloga e mestre em Turismo pela UFPR, com base nas entrevistas realizadas com 11 atores que compõem o ecossistema DTI Curitiba. O estudo, denominado Smart Governance – Uma Perspectiva de Inovação no Turismo, foi estruturado a partir dos enfoques de gestão do destino, tecnologia, marketing e sustentabilidade, além de trazer uma perspectiva futura para aprimoramentos na dinâmica do ecossistema DTI Curitiba.
“As entrevistas realizadas durante minha pesquisa de mestrado mostraram que o ecossistema reconhece que há um grande esforço dos integrantes do DTI Curitiba para avançar na oferta de novas experiências para os turistas. Mas também aponta a necessidade de avanços, como o uso de novas tecnologias”, ponderou Milena.
Grupos de trabalho
Durante o encontro, ainda foram apresentados os avanços dos quatro grupos de trabalho que estruturam a Governança Curitiba DTI. Cada grupo - Marketing, Experiência e Criatividade; Tecnologia e Inovação; Sustentabilidade, Acessibilidade, Mobilidade e Transporte e Governança e Segurança - destacou ações em andamento que reforçam a competitividade e a atratividade do destino.