Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Natal de Curitiba 2025

Eduardo Pimentel apresenta maior programação de Natal da história de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel apresenta a programação do Natal de Curitiba 2025 com o tema “Juntos, o inesquecível acontece”. Curitiba, 27/10/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Texto: Adriano Kotsan e Roberto Couto
Secretaria Municipal da Comunicação Social

Com o tema “Juntos, o inesquecível acontece”, o Natal de Curitiba 2025 estreia no dia 24 de novembro e terá mais de 150 experiências e espetáculos inesquecíveis pensados para toda a família. O anúncio da programação foi feito pelo prefeito Eduardo Pimentel e pela primeira-dama Paula Mocellin, na noite desta segunda-feira (27/10), em evento na Capela Santa Maria, no Centro.

Durante 44 dias, crianças e adultos poderão acompanhar a programação, que vai até 23 de dezembro, com a decoração iluminando a cidade até 6 de janeiro de 2026.

As atrações confirmadas fazem do Natal de Curitiba 2025 o maior evento de fim de ano do Brasil e de toda a história da cidade.

“Curitiba é a capital do Natal. Um tempo em que a cidade se veste de emoção, solidariedade e beleza para celebrar tudo o que nos une. Em cada canto, há uma história sendo contada e, em cada rosto, a certeza de que o Natal é mais do que uma data: é a promessa viva de um tempo melhor que está por vir”, afirmou o prefeito. 

O lançamento teve apresentação do duo Marina Costa e Nil Oliveira. O vice-governador Darci Piana contou que vai acompanhar vários espetáculos. “Vamos ter um Natal muito feliz neste ano. Eu faço aniversário no dia 24 de dezembro e terei muitas festas no maior Natal do Brasil. O Estado do Paraná, com a Prefeitura, vai dar toda a segurança para as festas do Natal. Todas as famílias podem ir tranquilas celebrar”, disse.

Novidades

Entre as novidades, estão os inéditos Circuito Natalino do Centro, um caminho de experiências emocionantes pela Praça Santos Andrade, Rua XV de Novembro, Catedral Basílica, Centro Histórico e Passeio Público, e o Natal da Disney no Parque Barigui, show que chega pela primeira vez ao Brasil.

O Natal da Disney também será palco de um gesto especial: a Prefeitura de Curitiba levará ao espetáculo 9 mil crianças da rede municipal de educação e pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), que viverão de perto o encanto desse universo que inspira sonhos e alegrias.

A temporada ainda ganha novo brilho com mais apresentações do consagrado Natal Bradesco no Palácio Avenida e montagens inéditas no Jardim Botânico e no Parque Tanguá.

Decoração por toda cidade

O público irá se surpreender com corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores natalinas, roda-gigante, carrosséis, feiras especiais de Natal e os inesquecíveis espetáculos ao ar livre produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), patrocinadores e privados.

Decorações se espalharão por toda a cidade e serão uma atração à parte. Mais de 40 árvores de Natal poderão ser apreciadas nos parques, memoriais, rotatórias, grandes avenidas, calçadões e outros espaços públicos. Estrelas de Belém, guirlandas gigantes e mantos de luz irão adornar construções históricas do Largo do Ordem e todas as Ruas da Cidadania, nos bairros. Até as estações-tubo e um nostálgico trem Maria Fumaça, circulando por Curitiba, estarão decorados.

Ação solidária

A edição 2025 também reforça o espírito solidário do Natal de Curitiba, como a campanha de doação de presentes para crianças e adolescentes acolhidos pela FAS e os cardápios natalinos dos Mesas Solidárias, que oferecerão refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade em dezembro.

Recorde de patrocinadores

O Natal de Curitiba 2025, além de estar repleto de novidades e se consolidar como a maior programação de fim de ano do Brasil, terá número recorde de patrocinadores.

Com realização da Prefeitura de Curitiba, a temporada natalina terá, pela primeira vez, a apresentação de um patrocinador, o banco Bradesco.

A programação tem 23 patrocinadores, apoio financeiro que viabilizará as principais atrações: Bradesco (apresentação), Governo do Paraná (Praça Santos Andrade), Ademicon (Catedral de Luz), Condor Super Center (Passeio Público), O Boticário (Rua XV), Rumo (Maria Fumaça), Grupo Potencial (Memorial Paranista), Ligga Telecomunicações (Praça Santos Andrade), Uninter (estações-tubo), Electrolux (Praça Santos Andrade), Volvo do Brasil (Natal do Centro Cívico), PUCPR/Grupo Marista (Parque Tanguá), Família Madalosso (ceias Mesa Solidária), Grupo Servopa (Jardinete da Mário Tourinho), MiniPreço (Natal nas regionais), Tenda Incorporadora (estações-tubo), Cenarium Brasil (Jardim Botânico), Favretto (mídia), Abrasel-PR (projeto gastronômico), Leroy Merlin (Praça Santos Andrade), Valor Real Construtora (estações-tudo), Realiza Eventos (organizador de filas) e Festtone (Jardim Botânico e Praça da Espanha).

A organização do Natal de Curitiba 2025 é um trabalho conjunto do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação de Ação Social (FAS) e secretarias municipais do Governo, da Comunicação Social, do Urbanismo, do Meio Ambiente, de Obras Públicas e de Defesa Social e Trânsito. 

Presenças

Participaram do lançamento o vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; da Comunicação Social, Marc Sousa; da Saúde, Tatiane Filipak; de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho; do Urbanismo, Almir Bonatto; da Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna; do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira.

Também compareceram a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; os presidentes do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; do Ippuc, Ana Zornig Jayme; do Instituto Municipal de Administração (Imap), Beatriz Battistella; da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr; da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues; da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão; e da Curitiba S.A., José Lupion Neto; o superintendente da Secretaria da Comunicação Social, Gabriel Assunção; o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a diretora-executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Juliana Midori; o controlador-geral do Município, Bruno Herak Pandini; o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson Ribeiro; o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso Santo Junior; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; os assessores de gabinete do prefeito, Tatiana Turra e Bruno Villela; os administradores regionais do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis, do Tatuquara, Marcelo Ferraz, e do Boa Vista, Reinaldo Boaron.

Da Câmara Municipal de Curitiba estavam os vereadores Tico Kuzma, presidente da Câmara, Serginho do Posto, Hernani, Beto Moraes, Bruno Rossi, Jasson Goulart, Renan Ceschin, Andressa Bianchessi, Lórens Nogueira, Meri Martins, Rafaela Lupion, Sargento Tânia Guerreiro e João da 5 Irmãos.