O Colabora.cwb, programa de desenvolvimento de lideranças da Prefeitura de Curitiba, está ganhando três Câmaras de Governança. Os grupos, formados por secretários e presidentes de órgãos municipais, serão responsáveis por implementar inovações, que favoreçam o trabalho intersetorial e o cuidado com as pessoas (inclusive, mapeando as relações de interdependência interna), nos programas Nova Modelagem de Regularização Fundiária, Cuidados com o Servidor e Inovação/Modernização dos Processos na PMC e Curitiba de Volta ao Centro.
As três Câmaras de Governança do Colabora.cwb utilizarão nos programas novas metodologias e ferramentas e foram definidas, nesta sexta-feira (7/11), em reunião do prefeito Eduardo Pimentel com todo o secretariado no Palácio 29 de Março. O encontro também marcou os dois meses do Colabora.cwb, lançado pela gestão em setembro e realizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
“A escolha destes três programas da gestão me deixa muito feliz. Mas todos nós precisamos ter o compromisso de replicar essas metodologias inovadoras, que fomentem o trabalho colaborativo e cuidado com as pessoas, para as demais ações de nossa administração. Juntos, vamos tornar a Prefeitura cada vez mais moderna, transparente e alinhada às melhores práticas de governança e valorização dos servidores”, destacou Eduardo Pimentel.
Também foram definidos os líderes de cada uma das câmaras de governança: Paulo Martins, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Curitiba de Volta ao Centro); Daniele Regina dos Santos, secretária municipal de Gestão de Pessoal (Cuidados com o Servidor e Inovação/Modernização dos Processos na PMC); e André Baú, presidente da Cohab Curitiba (Nova Modelagem de Regularização Fundiária).
“Com a definição das três câmaras de governança de programas da gestão, o Colabora.cwb dá mais um passo em promover ações que valorizem a cultura do diálogo e do cuidado com as pessoas”, reforçou Beatriz Battistella, presidente do Imap.
Participação
Participaram do encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; os secretários Daniele Regina dos Santos (Gestão de Pessoal), Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas), Marc Sousa (Comunicação), Tatiane Filipak (Saúde), Rafael Vianna (Defesa Social e Trânsito), Marilza de Oliveira Dias (Meio Ambiente), Professor Euler (Esporte, Lazer e Juventude), Almir Bonatto (Urbanismo), Thiago Bonagura (Região Metropolitana), Marli Teixeira Leite (Mulher e da Igualdade Étnico-Racial) e Amália Tortato (Desenvolvimento Humano).
Também estiveram na reunião os presidentes Marino Galvão Júnior (Fundação Cultural), André Baú (Cohab), Renan de Oliveira Rodrigues (FAS), Juliana Midori (Icac), Sezifredo Paz (Feas), Jocelaine Moraes de Souza (IPMC), José Lupion Neto (Curitiba S/A) e Luiz Costa Rauen (Curitiba Prev); Vanessa Volpi, procuradora-geral do município; e Bruno Pandini, controlador-geral do Município.
O evento ainda teve a participação dos administradores regionais.
Colabora.cwb
O Colabora.cwb trabalha o desenvolvimento da liderança de secretários, administradores regionais, superintendentes, diretores, assessores, chefes de núcleo, supervisores e agentes de conexão.
A iniciativa atua em trilhas para criar experiências de aprendizagem, como a Jornada Co.labora (palestras e bate-papos com convidados especiais ou secretários e encontros de integração) e o Colab.Ação (encontros on-line com grupos de direção e agentes de conexão). São trilhas que envolvem a implantação de metodologia de caráter inovador, mobilizador e participativo.
Há dois meses, o Colabora.cwb teve início com os encontros com os secretários e presidentes de órgãos da Prefeitura, em que eles compartilharam as rotinas de suas pastas, os desafios diários e o trabalho desenvolvido para alinhar o papel e atuação do órgão às prioridades do Plano de Governo.
Em outubro, começaram as diferentes trilhas do programa, com eventos presenciais e on-line, como palestras, bate-papos, encontros de integração e oficinas, específicos para os diferentes líderes ou voltados a todos os participantes do Colabora.cwb. A primeira fase do programa segue até março de 2026.