“Liderar é ouvir, ouvir e ouvir”. A mensagem é do australiano Robert Styles, diretor de programas estratégicos da organização não-governamental (ONG) ProSocial World e professor associado da Universidade Nacional Australiana (UNA), que fez palestra nesta sexta-feira (3/10), no Centro de Eventos Imap Barigui.
O consultor internacional abordou o tema “Governança Colaborativa em Ação: Interdependência e cuidado como caminhos para a inovação e bem-estar”. Ele buscou inspirar servidores e pessoas da comunidade, que atuam como líderes, a promoverem transformações que valorizem no ambiente profissional e na vida a cultura do diálogo, do trabalho colaborativo e do cuidado com as pessoas.
A palestra de Robert Styles abriu a Jornada Co.labora, uma das trilhas do Colabora.cwb, programa da Prefeitura de Curitiba que trabalha o desenvolvimento de lideranças no município.
O Colabora.cwb, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em setembro, é realizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap)
Para um auditório lotado, com o público interagindo em vários momentos, Styles defendeu que todo líder precisa promover um ambiente que propicie uma troca permanente de ideias, experiências e visões sobre o futuro.
“A transformação requer não apenas comunicar o que precisa ser feito, mas, principalmente, ouvir as necessidades. A escuta é um dos pilares da liderança, permitindo compreender as reais necessidades das pessoas, em vez de impor soluções. Trata-se de uma mudança de mentalidade, um aprimoramento contínuo das relações interpessoais”, afirmou o consultor especialista em governança colaborativa, que nos últimos 20 anos tem conduzido pesquisas aplicadas na área de Ciência Comportamental Contextual envolvendo comunidades, organizações e governos.
Reflexões
A apresentação de Styles também trouxe reflexões sobre como deve ser a atuação de um líder em órgãos públicos como a Prefeitura de Curitiba. O evento teve a presença de secretários, administradores regionais, superintendentes, diretores, assessores, chefes de núcleo, supervisores e demais servidores de órgãos da administração direta e indireta do município.
“Um bom líder precisa criar as condições para que o time experimente, tente coisas novas. E no caso de organizações públicas, sempre alinhado a políticas que gerem um impacto significativo na vida dos cidadãos. Ao considerar a perspectiva dos cidadãos, é possível transformar a realidade da cidade. Essa abordagem exige a escuta tanto da população quanto dos técnicos, construindo soluções em colaboração e não simplesmente impondo-as”, salientou o consultor australiano.
Visão em comum
O evento com Robert Styles foi aberto pela presidente do Imap, Beatriz Battistella, que agradeceu ao consultor por abrir com sua palestra a Jornada Co.labora. Ela também cumprimentou tanto os gestores da Prefeitura que participam do Colabora.cwb como os outros servidores e as pessoas da comunidade em geral que participaram.
“É muito bom ver este auditório lotado de servidores e também de cidadãos que comungam da visão do prefeito Eduardo Pimentel de que, para termos uma administração ainda mais moderna e eficiente, é preciso darmos condições para que os gestores do município atuem como líderes, junto a suas equipes, comprometidos com a interdependência interna, ou seja, o trabalho colaborativo, e o cuidado com pessoas”, reforçou Beatriz.
Colabora.cwb
Colabora.cwb é um programa da Prefeitura de Curitiba, realizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que trabalha o desenvolvimento da liderança de gestores do município para fortalecer a interdependência interna e o cuidado com pessoas utilizando ações inovadoras como prática de mudança para aumentar a eficiência das políticas públicas e a efetividade na execução do Plano de Governo. A primeira fase do Colabora.cwb teve início em setembro de 2025 e vai até março de 2026.
Cinco boas práticas, defendidas por Robert Styles, que tornam os gestores um bom líder
- Celebre o bom trabalho e as iniciativas dos membros de sua equipe.
- Crie condições para que todo o time experimente, compartilhe e troque experiências.
- Tente coisas novas a partir das sugestões dos colaboradores.
- Avance sempre, mas preserve os legados, as boas práticas. Você não precisa mudar tudo.
- Ouça, ouça e ouça.