Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inovação

Atendimento da Prefeitura na área tributária é considerado modelo

Atendimento na área tributária de Prefeitura é considerado modelo. Foto: Divulgação

O sistema de atendimento da Prefeitura de Curitiba na área tributária é considerado modelo para o Estado. A opinião é de entidades contábeis do Paraná  que conheceram, nesta quarta-feira (8/12) um pouco mais do sistema implantado na capital.

A visita contou com representantes do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba (SICONTIBA), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR);  Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR), Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT) e Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná ( FECOPAR).

Segundo o superintendente fiscal da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, Francisco Inocêncio, a intenção é replicar o modelo de atendimento da capital, considerado eficiente, ágil e moderno, em outras cidades do Estado. As entidades também fizeram sugestões que podem aumentar ainda mais a velocidade do atendimento. 

Tudo mais fácil

A Prefeitura vem implantado, nos últimos anos, uma série de ações para agilizar e melhorar a qualidade do trabalho, usando tecnologia e inovação na prestação de serviços. Com a digitalização dos processos e o agendamento on-line dos atendimentos, as filas quase desapareceram.

“As ferramentas digitais adotadas pela Secretaria de Finanças, principalmente após a pandemia, foram incorporadas pelo cidadão, que está optando pelo atendimento remoto em substituição ao presencial. Isto é uma tendência que veio para ficar”, diz o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz.

Segundo ele, isso se deve principalmente à implantação do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), que permite que cidadãos e empresas solicitem, pela internet, serviços e informações às secretarias. O protocolo e seu acompanhamento são feitos de forma eletrônica.

Atualmente 100% dos serviços prestados na área de Finanças estão na plataforma Procec. A plataforma já abrange 68 serviços em seis áreas de Finanças.

“Além disso, temos tido um excelente resultado pela Central de Atendimento 156 que está efetuando mais de 5.000 atendimento/mês referentes aos assuntos de ISS, alvará, IPTU e ITBI”, diz Inocêncio.

Novo espaço

Além disso, foi inaugurado, em outubro, um novo espaço de atendimento exclusivo para o contribuinte no subsolo do Palácio 29 de Março, com dez salas. O novo local, com ambiente fresco, mobiliário ergonômico, luminosidade especial e adaptado também para pessoas com deficiência conta ainda com três salas de reuniões e banheiros.

Estiveram presentes na visita; pela Prefeitura de Curitiba, o superintendente fiscal Francisco Inocêncio, o chefe de fiscalização e atendimento Eduardo Makowiski, a gerente de cadastro Evelize Tarasiuk e a assessora Viviane Galdino; pelo SICONTIBA, o presidente Juarez Morona; pelo CRCPR, a a vice-presidente de relações sociais Denise Maria de Oliveira e a delegada representante Kelly Menegari; pelo SESCAP-PR, o o diretor de assuntos legais Euclides Locatelli e a conselheira fiscal Ormélia Tereza; pelo IPMCONT, aa presidente Ana Kruger, a 1ª secretária Kelly Menegari e a 2ª tesoureira Ormélia Tereza; pela FECOPAR, oo presidente Paulino José de Oliveira, o diretor financeiro Gilson Luis da Silva e seu 1º vice Vilson Oliveira de Souza; e Narciso Doro Junior (o ex-presidente do Sicontiba e Administrador Regional do Cajuru em Curitiba – Sub Prefeitura) 

Serviço

O atendimento de Finanças pode ser feito, por meio de agendamento on-line (também disponível no aplicativo Curitiba App), na sede da Prefeitura, das 8h às 17h.

Nas unidades da secretaria nas Ruas da Cidadania não há necessidade de agendamento. O horário também é das 8h às 17h.