Com uma comunidade vizinha atuante, a microbacia do Rio Uvu é o alvo de uma nova ação integrada de fiscalização e orientação em relação à regularização e uso correto da rede de esgoto. Equipes da Prefeitura de Curitiba e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) começaram o trabalho de vistoria na região na última terça-feira (26/7).
De acordo com o diretor de Recursos Hídricos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos, a ideia é que a ação se estenda por cerca de 15 dias. “Estamos buscando novas formas de atuar em conjunto de maneira cada vez mais efetiva. Não apenas entre o poder público, mas também com a comunidade”, disse.
Entre os problemas mais comuns ao longo da bacia estão a falta de caixa de gordura ou da sua manutenção e a ligação de água das chuvas na rede de esgoto, porém, o maior trabalho é com os imóveis não interligados e que lançam esgotos diretamente no rio.
Como parte da programação, a Sanepar deve retornar aos mais de seis mil imóveis que já vistoriou para verificar se as irregularidades foram corrigidas. Além de causar danos às tubulações, o mau uso da rede coletora pode causar o extravasamento de esgoto em vias públicas e rios ocasionando poluição ambiental.
A microbacia tem área total de 6,1 quilômetros quadrados. O Rio Uvu passa pelos bairros Butiatuvinha, São Braz e Santa Felicidade, em uma extensão de 4,3 quilômetros.
O modelo de atuação é um piloto que deve ser reproduzido em outras microbacias da cidade. A Regional Santa Felicidade e equipes de Educação Ambiental da secretaria e da Sanepar fazem parte do trabalho.
Recuperação ambiental
As ações do programa Amigo dos Rios, da Prefeitura de Curitiba, de recuperação ambiental do Rio Uvu foram iniciadas ainda em 2019.
“Já tivemos grandes avanços na melhoria do saneamento e esgotamento sanitário no município”, reconheceu Campos. “Com esse novo modelo integrado, os benefícios serão ainda maiores”, completou.
A Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Veneza (Amave), de acordo com o diretor, já é grande aliada no trabalho e continua auxiliando as equipes com denúncias e também na sensibilização da comunidade e dos proprietários de comércios na região.
Para o gerente geral da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, Fábio Basso, a sociedade tem um papel muito importante. “Além de buscar a regularização e a ligação correta durante suas obras ou reformas, a população pode evitar e denunciar práticas como o lançamento de lixo na rede de esgoto e nos poços de visita [conhecidos popularmente como bueiros]”, orientou.
Denúncias podem ser feitas à Prefeitura pela Central 156 e solicitações à Sanepar pelo 0800 200 0115.
LEIA MAIS SOBRE SANTA FELICIDADE