Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança nas ruas

Agentes de trânsito recebem homenagem pela atuação na segurança viária e educação no trânsito

Café da manhã com os agentes de trânsito ao lado do prefeito Eduardo Pimentel, fortalecendo o diálogo e a parceria com quem cuida da mobilidade na cidade. Curitiba, 23/09/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM


O prefeito Eduardo Pimentel participou, na manhã desta terça-feira (23/9), da homenagem aos agentes de trânsito de Curitiba organizada pela Superintendência de Trânsito, na sede do Prado Velho. Nesta terça-feira é comemorado o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito.     

O trabalho dos agentes tem como objetivo otimizar a operação viária, organizar o perímetro dos eventos, dos trechos em obras e das vias públicas, para garantir à segurança e fluidez do trânsito em Curitiba.

Durante a celebração, o prefeito Eduardo Pimentel ressaltou a importância do trabalho de fiscalização e de orientação realizado por esses servidores.

“O trânsito de Curitiba é referência, é organizado e seguro. O trabalho de vocês salva vidas. A atuação dos agentes garante a organização do trânsito, cuida do deslocamento das pessoas, para que todos cheguem ao destino com segurança. Meu respeito e admiração a todos os agentes que trabalham no dia a dia para cuidar e reforçar a segurança no trânsito da nossa cidade”, afirmou o prefeito.    

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou a função como fundamental para conscientizar e educar os cidadãos.

“A atuação dos agentes garante o cumprimento das leis, organiza e torna o trânsito do município mais seguro.  Garante a mobilidade urbana e que vidas sejam preservadas. O papel deles nas campanhas de educação no trânsito tem contribuído muito para formar cidadãos conscientes sobre a importância de cumprir as normas de trânsito”, evidenciou Vianna.

Os agentes receberam a benção do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, que destacou o papel dos servidores como construtores da paz, que minimizam e evitam conflitos e tensões no trânsito. “Os agentes organizam o trânsito com firmeza, disciplina, sabedoria e sensibilidade trabalham para evitar o caos e as tensões nas vias públicas. Um trabalho que salva vidas”, concluiu Dom Peruzzo.

Presenças

Também participaram o  comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior; o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti; o superintendente Executivo da SMDT, José Semmer Neto; o diretor do Departamento de Fiscalização, Gerson Gunha; e a diretora da Escola Pública de Trânsito, Melissa Puertas Sampaio.