Quem está desempregado em Curitiba tem, a partir de agora, uma nova oportunidade para se qualificar e ampliar as chances de inserção no mercado de trabalho. A Prefeitura abriu as inscrições para os cursos gratuitos do programa Vale-Qualificação.
A iniciativa permite que trabalhadores desempregados escolham um curso de qualificação profissional de acordo com a área com a qual mais se identificam. Para participar, é necessário ter renda familiar de até três salários mínimos.
O cadastro deve ser feito em uma das dez unidades do Sine Municipal, na Ruas da Cidadania, ou nas três unidades do Sine Móvel.
Após o atendimento o candidato recebe a Carta de Encaminhamento que deverá ser levada até os Centros de Formação Profissional conveniados com a Prefeitura, responsáveis pela execução dos cursos.
Mais de 100 opções
Nesta primeira etapa, já estão disponíveis mais de 100 opções de cursos profissionalizantes, oferecidos por dois Centros de Formação Profissional já habilitados pelo edital, Senai e CIEE. Outras nove escolas estão com processo de habilitação em andamento junto à Prefeitura.
Os cursos contemplam áreas como serviços domésticos, conservação, limpeza e zeladoria; construção civil, infraestrutura e acabamentos; operador industrial, mecânica, elétrica e manutenção; saúde e cuidados pessoais; estética e bem-estar; tecnologia da informação; comunicação e mídias digitais; design gráfico, marketing digital e audiovisual; hotelaria e turismo; administração, finanças e recursos humanos; gastronomia e serviços de alimentação e bebidas; habilidades comportamentais; gestão ambiental, energias renováveis e agricultura; além de logística, transporte e mobilidade.
Cada uma dessas áreas reúne diferentes formações, o que amplia as possibilidades para quem busca se qualificar. Entre os cursos mais alinhados às vagas de emprego disponíveis atualmente no sistema estão eletricista veicular, eletricista industrial, soldador nas áreas metalmecânica e automotiva, desenhista mecânico, instalador de sistemas fotovoltaicos, marcenaria em MDF, operador de processo de produção, encarregado de produção e processos industriais, salgadeiro, auxiliar de cozinheiro, mecânico de motocicletas, montador de motores a diesel, Excel básico e intermediário, Power BI, informática básica e habilidades comportamentais.
Para o prefeito Eduardo Pimentel, o Vale-Qualificação atua diretamente em um dos principais gargalos do mercado de trabalho.
“Muitas vezes, o empregador não consegue encontrar mão de obra qualificada, e o Vale-Qualificação vem ao encontro disso, que é a capacitação das pessoas da cidade. Algo com o qual me comprometi no período eleitoral. O grande diferencial do programa é permitir que a pessoa escolha a área com a qual tem mais afinidade, aumentando as chances de conquistar uma vaga de emprego”, afirma o prefeito.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o eixo central do programa é facilitar a contratação de trabalhadores desempregados e fortalecer a oferta de mão de obra qualificada em Curitiba. “Encontramos uma forma mais efetiva de o trabalhador se qualificar, ampliando as possibilidades de conquistar melhores oportunidades e ser contratado. Quando aproveitamos melhor os talentos, damos um grande empurrão na produtividade da cidade, do estado e do país”, destaca.
Como se habilitar
Além de beneficiar os trabalhadores, o programa também abre espaço para centros de formação profissional interessados em oferecer cursos pagos pela Prefeitura. Ao integrar o projeto, as escolas passam a receber encaminhamento de alunos pelo município, com os cursos custeados pelo poder público.
As instituições podem se habilitar conforme as orientações disponíveis no edital do programa.
Beneficiado celebra oportunidade
Cesar Ricardo Martins é um exemplo de trabalhador beneficiado com o projeto. Ele foi encaminhado para um curso de Eletricista Industrial, com carga horária de 160 horas, em um Centro de Formação Profissional. Com ensino médio completo, Cesar já atuou como segurança, motorista, profissional de manutenção e também como marido de aluguel, mas está há mais de dez anos sem carteira assinada.
Atualmente desempregado, ele conta que busca uma oportunidade formal, com registro em carteira e segurança no trabalho. O interesse pelo curso surgiu da afinidade com a área de manutenção e de um desejo antigo de atuar como eletricista industrial.
“Eu sempre tive vontade de exercer essa profissão, mas nunca tive condições financeiras de pagar um curso no particular”, relata.
Segundo Cesar, o Vale-Qualificação representa uma economia significativa. “Com esse vale, vou economizar cerca de R$ 4 mil. É um curso com muitas horas, bem completo. Sozinho, eu não conseguiria fazer”, afirma.
A expectativa é de transformação não apenas profissional, mas também pessoal. “A partir desse curso, começo a dar uma vida melhor para a minha família. Dá alegria em exercer uma profissão, tranquilidade em saber que vou ter uma renda melhor. Até a cabeça da gente fica mais leve quando tem uma profissão”, diz.
Para ele, a iniciativa vai além da qualificação técnica.
“Quando a pessoa tem uma profissão, ela se transforma na vida social também, começa a pensar diferente. Ter um diploma dá firmeza para se apresentar em qualquer lugar”, conclui, elogiando a iniciativa da Prefeitura que, segundo ele, abre portas reais para quem precisa de uma oportunidade de recomeço.