Para Firmino de Abreu Neto, o dia começou com uma boa notícia. Ele saiu com um novo emprego do Mutirão de Empregos promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com o Governo do Estado.
Firmino foi um dos primeiros a chegar ao mutirão, que reuniu 63 empresas na Rua da Cidadania de Santa Felicidade nesta quarta-feira (22/10). Mesmo aposentado, ele continua trabalhando para complementar a renda. Foi ao mutirão em busca de um melhor salário e conseguiu uma vaga de auxiliar de limpeza.
“Tenho 63 anos, mas disposição de 18. Também tenho muita coragem e honestidade. Estou muito feliz com a oportunidade”, conta Firmino.
Oportunidades
O mutirão, organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e pela Secretaria de Estado de Trabalho, Qualificação e Renda, ofereceu 3.231 vagas de trabalho em diversos setores. Somadas às 1.462 vagas já disponíveis no sistema do Sine (Sistema Nacional de Emprego), foram 4.721 oportunidades para quem buscava recolocação profissional ou o primeiro emprego.
Na abertura, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, destacou que o emprego é o melhor tipo de programa social, porque emancipa e devolve dignidade às pessoas.
“O objetivo dos mutirões é concentrar em um só lugar as vagas, para que a pessoa não fique perdida sem saber quem procurar. Quero deixar aqui uma palavra de incentivo para quem busca uma colocação: não desanime, porque a Prefeitura não vai desistir de você”, afirmou Martins.
OUÇA AQUI
Paulo Martins, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Mais pessoas encaminhadas
Cenira Martins foi outra participante que saiu empregada. Auxiliar de cozinha, ela já trabalhou em diversos restaurantes, mas buscava uma nova oportunidade. Conseguiu logo na primeira entrevista e deixou o mutirão feliz.
“Não tenho muito estudo, mas tenho experiência, e foi isso que me ajudou a conseguir uma colocação melhor, que vai permitir que eu tenha mais tempo para estar com a minha família”, comemora Cenira.
Várias propostas
Luiz Fernando Fortunato estava a caminho do mutirão quando recebeu a confirmação de uma vaga de auxiliar de limpeza conquistada pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego). Mesmo assim, foi até o evento e saiu com mais duas propostas. Agora vai escolher a que for melhor para ele.
“Um evento como esse é muito importante. Todo mundo é muito atencioso e quer ajudar. Minha dica é que as pessoas participem sempre que puderem e venham com tempo para conversar com todas as empresas, porque são muitas as oportunidades”, aconselha Luiz Fernando.
Suporte para os candidatos
Nas feiras e mutirões promovidos pela Prefeitura de Curitiba, além de encontrar oportunidades de diversas empresas em um único espaço, os participantes têm orientações para aumentar as chances de contratação, uma vez que cada detalhe importa, desde a preparação do currículo até a forma de se apresentar ao recrutador.
Pleno Emprego
O Mutirão de Empregos faz parte da estratégia do município de levar o serviço de intermediação de mão de obra aos bairros, facilitando o acesso às vagas e fortalecendo a empregabilidade em Curitiba. Desde maio deste ano, quando começaram as feiras e os mutirões do programa Emprega Curitiba, 291 empresas ofertaram 29.732 vagas. Das 12.400 pessoas atendidas, 2.790 (22,5%) foram contratadas.
Presenças
Participaram da abertura do Mutirão de Empregos: Suellen Glinski, diretora de Fomento e Renda do Governo do Paraná; Rafael Santos, gerente da Agência do Trabalhador; Dirceu de Matos, administrador regional de Santa Felicidade; Sergio Bento, superintendente executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e presidente do Conselho Municipal de Relações de Trabalho; Fabiano Vilaruel, diretor de Empregabilidade e Trabalho e vice-presidente do conselho; e Edson Mariano, diretor de Economia Criativa e de Impacto da secretaria.