Começou nesta quinta-feira (21/8) a Feira Sabores do Paraná 2025, que reúne até domingo (24/8), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, em Curitiba, a diversidade da agricultura familiar do Estado.
Na abertura, autoridades estaduais e municipais destacaram a importância do evento para o fortalecimento do setor. O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, ressaltou a parceria da Prefeitura de Curitiba e reforçou o papel da rede de Armazéns da Família como vitrine para os agricultores.
“A feira mostra o quanto a agricultura familiar pode crescer quando tem espaço e apoio. Curitiba, com sua rede de Armazéns da Família, está aberta para ser parceira na comercialização desses produtos, levando alimentos saudáveis e de qualidade à população”, disse o secretário.
Já o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Márcio Nunes, destacou o momento positivo vivido pelo Paraná: “Estamos consolidando o Estado como referência nacional em produção sustentável e em geração de oportunidades para agricultores familiares. A Feira Sabores é um retrato desse ciclo virtuoso, que conecta tradição, inovação e mercado”, afirmou.
A feira tem entrada gratuita e promete reunir mais de 50 mil visitantes até domingo. Os estandes estarão abertos, nesta sexta e sábado das 11h às 22h e no domingo, das 11h às 20h. Além dos 140 expositores, o público encontrará artesanato, área gastronômica e chefs ministrando aulas-show.
A realização é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), com apoio da Fetaep, Sebrae/PR, Ceasa, Adapar, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (SMSAN), Sanepar, Senac e de parceiros da iniciativa privada.
Agricultores celebram oportunidade
Para os agricultores e produtores familiares, a feira representa uma oportunidade única de ampliar mercados e apresentar novidades ao público.
Renan Dani, da Agroindústria Dani, de Guaraniaçu, afirmou que o evento funciona como vitrine. “É aqui que conseguimos mostrar a qualidade do nosso trabalho e conquistar novos clientes”, contou ele.
Hilda Schafranski, de Prudentópolis, destacou a chance de fidelizar consumidores. “Participar da feira é importante porque o público conhece o produto e continua comprando depois”, salientou.
Já Marcos Venturin, de União da Vitória, contou que levou para o evento a receita de família que virou sucesso. “Criamos uma bebida à base de mel, limão, cachaça e especiarias, que tem atraído muita gente. A feira nos dá visibilidade para expandir ainda mais”, comemorou.
Presenças
A abertura da Feira Sabores do Paraná contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara; do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; da superintendente estadual do MDA e Agricultura Familiar, Leila Klenk; do diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; do diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz; do diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley; do diretor-presidente da Tecpar, Eduardo Marafon; do superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Tioqueta; do presidente da Fetaep, Alexandre Leal dos Santos; do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; do diretor regional do Senac Paraná, Sidnei Lopes de Oliveira; do representante da FAEP, Paulo Basso; do presidente da RICTV, Leonardo Petrelli; e do presidente da Unicafes, Ivori Fernandes.