Turismo
Turismo com Acessibilidade e na Palma da Mão
O que é?
O Curta Curitiba na Palma da Mão é um projeto do Instituto Municipal de Turismo que permite que pessoas com deficiência visual conheçam os principais atrativos turísticos da cidade de forma acessível. O kit do projeto reúne peças em miniatura de pontos turísticos de Curitiba, que podem ser tateadas pelo visitante. Além disso, o material conta com audiodescrição, que indica o local onde a pessoa se encontra, tornando a experiência completa e inclusiva.
Para que serve?
Esse serviço garante que pessoas com deficiência visual tenham acesso a informações e experiências que possibilitam compreender e vivenciar os pontos turísticos de Curitiba.
Quem pode usar?
O serviço pode ser utilizado por pessoas com deficiência visual que desejam visitar os atrativos turísticos de Curitiba ou por guias de turismo e acompanhantes de visitantes com deficiência em passeios pela cidade.
Quais os requisitos para solicitar o kit?
Para usar o serviço é necessário assinar um termo de compromisso e deixar um documento oficial com foto no momento da retirada do kit.
Como acessar o serviço?
O interessado deve solicitar o kit preenchendo o formulário, com pelo menos dois dias úteis de antecedência ou diretamente em um dos pontos de retirada, conforme a disponibilidade. Após a confirmação por e-mail, basta comparecer ao local escolhido, assinar o termo de compromisso, deixar um documento com foto e retirar o kit.
A devolução deve ser feita no mesmo ponto de retirada ou, no caso de guias de turismo cadastrados, também pode ser feita na sede do Instituto Municipal de Turismo, no Centro Histórico.
Os pontos de retirada são:
Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 07 – Setor Histórico)
Centro de Atendimento ao Turista no Jardim Botânico (Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 350)
Torre Panorâmica de Curitiba (Rua Professor Lycio Grein Castro Vellozo, 191 – Mercês)
Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Rua Schiller, 159 – Cristo Rei).
São cobradas taxas para realizar a visita?
O serviço é gratuito, mas todos os custos relacionados a transporte, alimentação ou qualquer outra despesa durante a visita são de responsabilidade do solicitante.
Quais as miniaturas disponíveis no kit?
Os kits estão disponíveis com miniaturas dos seguintes atrativos:
- Estufa do Jardim Botânico
- Casa Milla do Bosque Alemão
- Portão do Passeio Público
- Teatro Paiol
- Torre Panorâmica
- Anexo do “Olho” do Museu Oscar Niemeyer
Por quanto tempo posso utilizar o kit?
Cada kit é disponibilizado por um período de um dia. Caso seja necessário prorrogar esse prazo, a solicitação deve ser feita com antecedência e será atendida conforme a disponibilidade do material.
Quais recursos de acessibilidade estão disponíveis nos pontos turísticos de Curitiba?
- Memorial Paranista: identificação das obras em braile.
- Museu Oscar Niemeyer (MON): piso plano com rotas acessíveis em todos os andares.
- Jardim Botânico: rota acessível para a Estufa, Galeria 4 Estações e Jardim das Sensações.
- Ópera de Arame: elevadores para todos os níveis.
- Cine Passeio: transmissão em tempo real de audiodescrição e tradução em Libras nas sessões regulares.
- Rua 24 Horas: lojas em nível.
- Passeio Público: parque infantil com brinquedos inclusivos.
- Memorial Árabe: calçamento acessível.
- Torre Panorâmica: painéis inclusivos em QR Code que descrevem a paisagem a mais de 100 metros de altura.
- Parque Tanguá: vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.
- Mercado Municipal: calçadas rebaixadas, elevadores e plataforma elevatória.
- Parque Barigui: pista de caminhada plana e calçamento acessível.
- Calçadão da Rua XV de Novembro / Rua das Flores: banheiro acessível na Praça Osório e informativos em braile nos postes republicanos.
- Largo da Ordem / Setor Histórico: banheiro acessível nas Arcadas de São Francisco e dispositivo de travessia acionado por aproximação, com sinal sonoro, na Alameda Dr. Muricy.
- Parque Tingui / Memorial Ucraniano: pista de caminhada acessível ligada ao estacionamento.
Dúvidas?
Orientações sobre as o programa Curta Curitiba na Palma da Mão podem ser obtidas pelos seguintes canais:
Telefone:
Central 156 (para ligações feitas de Curitiba)
(41) 3350-6456 (para ligações da Região Metropolitana e demais cidades)
Atendimento online:
Chat disponível no site da Prefeitura, via Central 156
E-mail: produtos@curitiba.pr.gov.br
Instituto Municipal de Turismo