Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Turismo

Turismo com Acessibilidade e na Palma da Mão

As pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida dispõem de um guia pela internet para saber quais locais de visitação turística em Curitiba contam com recursos de acesso seguro e facilitado.

Entre eles, vagas de estacionamento, piso tátil; informações/descrições em braile ou Libras - Língua Brasileira de Sinais, os que disponibilizam cadeira de rodas, distâncias das paradas de ônibus.

e-Book: 15 pontos mapeados

Este conjunto de dados consta do e-Book Turismo e Acessibilidade nos Atrativos Turísticos de Curitiba, em sua 2ª versão (dezembro/2023), com 15 pontos mapeados. Outros serão acrescidos gradativamente.

Características dos atrativos

Saiba quais são os atrativos e algumas de suas características de acessibilidade.

Memorial Paranista: identificação das obras em braile. Museu Oscar Niemeyer - MON: piso plano com rotas acessíveis em todos os andares. Jardim Botânico: rota acessível para a Estufa, Galeria 4 Estações e no Jardim das Sensações. Ópera de Arame: elevadores para todos os níveis. Cine Passeio: transmissão em tempo real de audiodescrição e tradução em Libras nas sessões regulares da programação. Rua 24 Horas: as lojas são em nível. Passeio Público: parque infantil com brinquedos inclusivos. Memorial Árabe: calçamento com acessibilidade. Torre Panorâmica: painéis inclusivos em QR Code descrevem a paisagem a mais de 100m de altura. Parque Tanguá: vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. Mercado Municipal: calçadas rebaixadas, elevadores e plataforma elevatória. Parque Barigui: calçamento com acessibilidade, pista de caminhada toda plana. Calçadão da Rua XV de Novembro/Rua das Flores: banheiro acessível na Praça Osório, informativos em braile nos postes republicanos. Largo da Ordem/Setor Histórico: banheiro acessível nas Arcadas de São Francisco e dispositivo de travessia acionado por aproximação, com sinal sonoro, na Alameda Dr. Muricy. Parque Tingui/Memorial Ucraniano: pista de caminhada acessível ligada ao estacionamento. 

Conhecendo ícones pelo tato

Já quem é cego ou tem baixa visão pode conhecer ou revisitar alguns ícones da cidade tateando miniaturas tridimensionais e ouvindo sua autodescrição ao acionar o QR Code abaixo de cada peça.

É o Curta Curitiba na Palma da Mão

Por empréstimo e retornável

Nas peças estão retratados: Teatro do Paiol, Museu Oscar Niemeyer, Estufa do Jardim Botânico, Portal do Passeio Público, Fachada da Casa Mila (no Bosque Alemão) e Torre Panorâmica. O emprestimo não tem custo. 

Mais informações

E-mail: produtos@curitiba.pr.gov.br

Instituto Municipal de Turismo