Turismo
Torre Panorâmica de Curitiba
Desde 1991, a Curitiba que se avista a 109,5 metros de altura, no mirante da Torre Panorâmica, aberta a visitas, é a imagem mais bonita e total que se tem da cidade, a partir do bairro Mercês, onde se localiza.
Todos os dias da semana
A visita tem duração de 10 minutos, no horário entre as 10 e as 18 horas, de segunda a segunda. Pagamento do ingresso no local, preferencialmente com cartões de crédito e de débito; não se aceita Pix.
CLIQUE NO GUIA CURITIBA PARA SABER OS VALORES DAS ENTRADAS
A visão de 360º encanta
A construção esguia destaca-se na paisagem. Aquela que já foi torre de telefonia proporciona uma visão da capital em 360º, encantando moradores e turistas nacionais e estrangeiros, especialmente em dias claros. Mais ao longe, no horizonte, a Serra do Mar e a Região Metropolitana.
Capacidade: 60 pessoas
A Torre Panorâmica comporta um número máximo de 60 pessoas, por ordem de chegada (não há agendamento). No saguão está a portaria, com acesso para os elevadores, que levam ao topo, correspondendo à altura de um prédio de 40 andares, onde está o mirante (envidraçado).
Mural de Poty: história
Ali também é exibido um mural do curitibano Poty Lazzaroto, expressão das artes visuais do Brasil, que retrata cenas da história da cidade (seus primeiros habitantes, os indígenas; os colonizadores; sua evolução) e da telefonia. Os principais pontos de interesse turístico estão em mapa de alto relevo, no solo.
Ideia do planejamento
O mirante proporciona ao curitibano ou ao turista a ideia completa de como a capital promoveu o seu planejamento urbano, especialmente desde a década de 70, quando teve início a grande transformação do sistema público de transporte público; e porque tem todas as características de cidade verde, que a fizeram reconhecida como capital ecológica, especialmente pela sua arborização e suas dezenas de parques e bosques municipais, com caprichado paisagismo.
Painéis inclusivos: QR Code
Enquanto observa toda paisagem, o visitante pode saber onde se localizam as principais atrações turísticas por meio de painéis informativos fixos, à sua frente. Estes painéis são inclusivos: contam com QR Code, que possibilita às pessoas cegas ou com baixa visão escutarem a descrição da paisagem geral.
Iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, com a consultoria do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência - ADH.
Informação, artesanato
No térreo estão instalados um Posto de Informações Turísticas – PIT, que orienta os visitantes sobre o que de melhor Curitiba oferece e como se deslocar, por exemplo; e uma Loja de Artesanato #Curitibasualinda, que comercializa dezenas de produtos de arte, expressões de muitos talentos locais sobre a cidade, em peças de acessórios, vestuário, decoração; literatura, fotografia e souvenirs nos mais variados materiais.
Ali também se encontra o Museu do Telefone, com um pequeno acervo de aparelhos e painéis que retratam a evolução da telefonia.
Localização
Endereço: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 - bairro Mercês.
Horário de funcionamento: das 10h às 18h, todos os dias da semana (de segunda a segunda)
Telefone: (41) 3339-7613 (WhatsApp)
Instituto Municipal de Turismo
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.