Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Teatros Municipais de Curitiba

A Prefeitura é grande e tradicional incentivadora das artes cênicas. Por meio da Fundação Cultural de Curitiba – FCC mantém espaços devidamente estruturados, para todo tipo de público - adulto, infantil e jovem.

Conheça detalhes de cada um deles, abaixo.

Teatro Cleon Jacques

Tem capacidade para até 100 espectadores. É disponibilizado como espaço alternativo para apresentações de espetáculos cênicos, sendo utilizado por companhias de teatro e dança profissionais para temporadas abertas ao público em geral, mediante pagamento de taxa de uso.

A solicitação de pautas é feita por meio do preenchimento de formulário online, que pode ser acessado no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento.

O interessado receberá uma resposta automática informando que sua solicitação foi recebida com sucesso. Após avaliação da Fundação Cultural de Curitiba, o solicitante receberá parecer.

O teatro foi inaugurado em 1998 para homenagear o diretor e professor teatral paranaense Cleon Jacques (1965-1997).

Para obter informações sobre a programação do espaço, acessar o site da Fundação Cultural de Curitiba www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br 

Endereço: Rua Mateus Leme, n.º 4700
Telefone: (41) 3313-7190
Horário de atendimento: das 14h às 18h, de terça-feira a domingo (atendimento ao público) 

Teatro Novelas Curitibanas  

Criado em 1992, o palco do Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge tem uma trajetória de importantes histórias e personagens encenadas e dirigidas por grandes atores e diretores. 

O nome Claudete Pereira Jorge é uma homenagem à atriz, produtora e diretora teatral paranaense, falecida em 2016, aos 62 anos de idade.

Com capacidade para até 70 espectadores, é destinado a apresentações de espetáculos teatrais para adultos, sendo utilizado por companhias profissionais de teatro envolvendo temporadas de espetáculos inéditos, abertas ao público em geral, mediante pagamento de taxa de uso.

A programação do teatro é selecionada através de edital do Fundo Municipal de Cultura ou mediante solicitação de pauta com o preenchimento de formulário online,que pode ser acessado no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento

O interessado receberá uma resposta automática informando que sua solicitação foi recebida com sucesso. Após avaliação por comissão especializada da Fundação Cultural de Curitiba, o solicitante receberá parecer.

Informações sobre a programação de espetáculos podem ser acessadas no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br 

Endereço: Rua Pres. Carlos Cavalcanti, n.º 1222 – São Francisco
Telefone: (41) 3321-3358
Horário de funcionamento: das 14h às 18h, de terça-feira a domingo (atendimento ao público)

Teatro Universitário de Curitiba - TUC

Mediante agendamento prévio, o teatro é espaço para apresentações culturais voltadas à juventude, incluindo em sua programação bandas de garagem, peças teatrais e manifestações populares.

Situado na Galeria Júlio Moreira, região central de Curitiba, o auditório, com capacidade para até 99 espectadores, ganhou o nome de Ivo Rodrigues, em homenagem ao vocalista da banda Blindagem, falecido em 2010.

A solicitação de pautas é feita mediante preenchimento de formulário online, que pode ser acessado no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento. O interessado receberá uma resposta automática informando que sua solicitação foi recebida com sucesso. Após avaliação da Fundação Cultura de Curitiba, será informado do parecer.

Detalhes sobre a programação do espaço podem ser acessados no site da Fundação Cultural de Curitiba

Endereço: Travessa Nestor de Castro, s/n
Telefone: (41) 3321-3312
Horário de funcionamento: das 14h às 18h, de terça-feira a domingo (atendimento ao público)

Teatro do Piá

Por responsabilidade sanitária, a sala está temporariamente fechada porque seu tamanho não permite guardar distanciamento social. 

Primeiro espaço cultural curitibano dedicado exclusivamente ao público infantil, o Teatro do Piá foi criado pela Fundação Cultural de Curitiba, em 1978.

O local, com capacidade para 40 pessoas, é tradicional ponto de encontro da garotada, nas manhãs de domingo, com a apresentação de espetáculos de formas animadas que inclui bonecos, máscaras, objetos, formas ou sombras, a cargo de companhias locais.

Espetáculos: das 11h às 13h, aos domingos

Endereço: Rua Kellers, nº 7 – São Francisco
Telefone: (41) 3321-3357
Horários de atendimento: das 14h às 18h, de terça a sexta-feira (atendimento ao público por telefone); 11h, aos domingos (espetáculos)

Teatro do Paiol

O espaço está temporariamente fechado para obras de conservação.

Inaugurado no dia 27 de dezembro de 1971, com show de Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e Trio Mocotó, o Teatro do Paiol é símbolo cultural e histórico da cidade. A transformação de um antigo paiol de pólvora em teatro foi um marco das reformas urbanísticas e culturais de Curitiba na década de 1970. Pelo palco do Paiol já passaram grandes nomes do teatro brasileiro e da MPB. Tem formato de teatro de arena e capacidade para 217 lugares. 

A solicitação de uso do espaço é feita mediante preenchimento de formulário online, que pode ser acessado no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento.O interessado receberá uma resposta automática informando que sua solicitação foi recebida com sucesso. Após avaliação da Fundação Cultura de Curitiba, o interessado será informado do parecer.

Detalhes sobre a programação do espaço podem ser acessados no site da Fundação Cultural de Curitiba

Endereço: Praça Guido Viaro, s/nº - Prado Velho
Telefone: (41) 3213-1340
Horário de atendimento: das 14h às 18h30, de terça a sexta-feira; das 15h às 18h30, aos sábados e domingos

Teatro do Memorial

O Teatro do Memorial é um dos espaços que compõem o Memorial de Curitiba. Com capacidade para até 144 espectadores, é destinado a apresentações de espetáculos cênicos e musicais, e também para eventos. Suas instalações podem ser utilizadas pelo público em geral, mediante pagamento de taxa de uso.

A solicitação de uso do espaço é feita mediante preenchimento de formulário online, que pode ser acessado no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento.O interessado receberá uma resposta automática informando que sua solicitação foi recebida com sucesso. Após avaliação da Fundação Cultura de Curitiba, o interessado será informado do parecer.

Detalhes sobre a programação do espaço podem ser acessados no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Endereço: Rua Claudino dos Santos, nº 79 - São Francisco
Telefone: (41) 3321-3313
Horário de atendimento: 13h às 19h, de terça-feira a domingo (atendimento ao público)

Teatro da Vila

Localizado na Vila Nossa Senhora da Luz, possui sala de exibição de filmes, apresentação de espetáculos e realização de cursos de música e artes cênicas. O Teatro da Vila é um cineteatro com capacidade para 245 pessoas e modernos equipamentos para projeção de filmes e sistema de iluminação e sonorização próprios para espetáculos cênicos. A sala de espetáculos recebeu o nome do ator Tarcísio Meira, em homenagem ao artista brasileiro que morreu em 2021, vítima de covid-19.

Detalhes sobre a programação do espaço podem ser acessados no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Endereço: Rua Davi Xavier da Silva, 451 - CIC
Telefone: (41) 3246-6122
Horários de atendimento: 9h às 12h e das 14h às 18h, de terça-feira a domingo

Auditório Antônio Carlos Kraide

O teatro leva o nome de um dos mais promissores diretores teatrais revelados em Curitiba e que faleceu em 1983. O Auditório Antônio Carlos Kraide faz parte do Portão Cultural e oferece espaço para espetáculos de música, teatro, dança, entre outros. Tem capacidade para 184 pessoas.

A solicitação de uso do espaço é feita mediante preenchimento de formulário online, que pode ser acessado no link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento.

O interessado receberá uma resposta automática informando que sua solicitação foi recebida com sucesso. Após avaliação da Fundação Cultura de Curitiba, o interessado será informado do parecer.

Detalhes sobre a programação do espaço podem ser acessados no site da Fundação Cultural de Curitiba

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão
Telefone: (41) 3229-4458
Horário de atendimento: 14h às 19h, de terça-feira a domingo

Fundação Cultural de Curitiba