Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Assistência Social

Serviços socioassistenciais para a população em situação de vulnerabilidade social

CRAS - CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS são prestados serviços socioassistenciais para a população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, causada pela pobreza, privação e/ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar ou comunitário, e de pertencimento social.

Nos CRAS as pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas, e são encaminhadas para a rede de serviços, formada por unidades de educação, saúde, trabalho, e outras.

Recebem atenção especial as pessoas com deficiência e idosas, principalmente aquelas que  recebem o Benefício de Prestação Continuada - BPC. Os serviços prestados incluem ações preventivas, de convivência e socialização, acolhida, sensibilização e mediações para o acesso ao mundo do trabalho,  apoio e acompanhamento familiar. Todas as famílias são cadastradas no Cadastro Único de Programas Sociais.

Modalidades de serviços:

→ Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);

→ Convivência e Fortalecimento de Vínculos: ações socioeducativas com grupos geracionais, intergeracionais e grupos com interesses comuns;

→ Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas (SPSB no domicílio).

As ações socioeducativas promovem o desenvolvimento da autoestima,da  autonomia, do protagonismo, bem como o fortalecimento dos vínculos familiars e comunitários.

Responsável: FAS

FAS - Fundação de Ação Social
 

Unidades de Proteção Social Básica - Centro de Referência de Assistência Social

 

Responsável: DPSB

Telefone: (41)3350-3500

E-mail: fas@fas.curitiba.pr.gov.br

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.