Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência Social

CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais

O CadÚnico foi criado pelo Governo Federal para identificar e caracterizar as famílias brasileiras de baixa renda. É o principal instrumento para seleção e inclusão de famílias em programas sociais.

Embora todos os cidadãos possam fazer o Cadastro Único, devem ser priorizados os que possuem renda per capita até meio salário mínimo.

Programas sociais

Para saber quais são e como funcionam os programas sociais entre no site www.fas.curitiba.pr.gov.br e acesse "Direitos do Cidadão".

Onde se cadastrar

O Cadastro Único pode ser realizado em todos os 39 Cras – Centros de Referência de Assistência Social de Curitiba, que têm seus endereços, telefones e celulares atualizados, abaixo. Outra alternativa são os 10 Centros de Referência Especializados de Assistência Social - Creas. 

Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Quais documentos

Devem ser apresentados: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento, além de comprovante de residência (preferencialmente fatura de energia elétrica), declaração de matrícula escolar das crianças e adolescentes menores de 18 anos.

Importante: todos os moradores da casa:devem apresentar seu comprovante de renda e seus documentos devem ser os originais. 

Responsabilidade

O CadÚnico é um instrumento autodeclaratório. Ou seja, compete à Fundação de Ação Social - FAS a inclusão e atualização cadastral no Sistema de Cadastro Único com base nas informações declaradas pela família, que é a responsável pelos dados.

Benefício e valores

A concessão de benefícios e seus valores são de competência exclusiva dos órgãos gestores dos programas usuários que utilizam o Cadastro Único. São exemplos: Bolsa Família e Tarifa Social de Energia, entre outros.

Entrada não automática

A inclusão e atualização do CadÚnico não garantem a entrada automática em programas e benefícios, pois a seleção dos beneficiários é responsabilidade dos órgãos gestores de cada programa.

Mais informações: 
Coordenação de Cadastro Único e Benefícios Sociais

Telefone: (41) 3350-3500
Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
E-mail: caductba@curitiba.pr.gov.br

 

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.