Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência Social

Serviço de Acolhimento Institucional

A Fundação de Ação Social dispõe de 19 unidades de acolhimento para população em situação de rua, com atendimento de adultos, idosos, mulheres, pessoas com deficiência ou problemas de saúde mental. As vagas estão distribuídas em 19 unidades, sendo dez delas de acolhimento institucional, três Hotéis Sociais, quatro Casas de Passagem (para pernoite) e duas repúblicas para famílias migrantes. 

As Casas de Passagem, mantidas exclusivamente pelo Município, ofertam acolhimento provisório, imediato e emergencial, por um período de 90 dias ou mais, de acordo com avaliação da equipe técnica de cada unidade, para atendimento das necessidades básicas de indivíduos e famílias, que se encontrem em situação de rua, desabrigo, abandono, ameaça ou violação de direitos e, também, em migração. A última delas,  Casa de Passagem Iguaçu, foi aberta na Regional Cajuru, com 60 vagas, em razão da queda acentuada nas temperaturas, (a partir de 16/05/22) e deve funcionar durante todo o outono-inverno de  Curitiba. 

O acesso às Casas de Passagem ocorre por procura espontânea, encaminhamento dos Centros Referências Especializados de Assistência Social - CREAs, dos Centros POP, do Serviço Especializado de Abordagem Social, de outros serviços e políticas públicas. As vagas são reguladas pela Central de Encaminhamento Social - CES, integrante da Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua.

As pessoas acolhidas recebem alimentação (jantar e café da manhã), cama com roupas limpas, kits de higiene corporal/bucal e toalhas para banho, (inclusive aparelho de barbear para homens e absorventes para mulheres), além de roupas limpas e calçados.

Atendidas por profissionais (assistentes sociais), é realizada uma entrevista social para verificar as demandas de cada um. Na sequência são realizados os encaminhamentos necessários, sempre com a perspectiva de refletir sobre a situação atual de vida, sobre novos projetos, busca de autonomia e mais qualidade de vida.

Saiba mais sobre as Unidades POP.

Responsável: Coordenadoria de Serviço Especializado de Acolhimento Pop Rua
Telefone: (41)3350-3500
E-mail: fas@fas.curitiba.pr.gov.br

 

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.