Alimentação
Sacolão da Família
O Sacolão da Família é programa da Prefeitura que oferece frutas e hortaliças de boa qualidade, a preço único por quilo, 53% mais baixo (em março/2022) que no varejo tradicional, em 11 pontos de vendas no Centro e nos bairros de Curitiba.
O valor é calculado com base em pesquisas de mercado e na sazonalidade dos produtos, pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Venda evita o desperdício
A venda por pesagem única favorece o consumidor a optar por gêneros em quantidades menores, com maior variedade e sem desperdício, já que o preço é o mesmo.
Desde maio/2022, o quilo dos produtos da chamada “pauta de referência” custa R$3,69 (três reais e sessenta e nove centavos). As unidades, administradas por permissionários da Prefeitura, podem cobrar abaixo do valor mínimo estipulado.
O Sacolão da Família é aberto a todos os cidadãos, não sendo necessário realizar cadastro para fazer suas compras.
50 espécies de alimentos
A pauta, estabelecida e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, é composta por mais de 50 espécies de alimentos, sendo ofertados de acordo com as estações do ano:
- Na primavera-verão é obrigatório que as unidades comercializem, no mínimo, 30 tipos.
- No outono-inverno, quando há queda na oferta de alguns alimentos, no mínimo 23.
Há preços diferenciados
Os produtos de época chegam fresquinhos à mesa do consumidor porque são adquiridos diretamente de quem os produz.
Além de frutas e hortaliças com preço único, podem também ser encontrados produtos com preços diferenciados (acima do valor padrão), como: mel, frutas, verduras e legumes a granel, embalados e/ou minimamente processados, bem como sacola retornável.
Com dinheiro ou cartões
O pagamento das compras pode ser feito em dinheiro ou com cartões de débito.
Atendimento: 11 unidades
As 11 unidades do Sacolão da Família estão localizadas em pontos estratégicos de fácil acesso à população: junto aos terminais de ônibus, próximo aos Armazéns da Família e das Ruas da Cidadania. Para verificar endereço, telefone de contato e horário de funcionamento de cada unidade, consulte relação abaixo.
Recomendações Sanitárias
A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional informa e orienta quanto a prevenção e combate de doenças respiratórias (como resfriado, gripe e pneumonia) em seus equipamentos:
- Todas as medidas sanitárias propostas pela Secretaria Municipal da Saúde são atendidas.
- Os estabelecimentos da SMSAN adotam providências quanto a higienização, ventilação e proteção dos seus espaços.
- Recomendamos o uso de máscara, por parte de comerciantes, funcionários e usuários que apresentarem sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza.
- Os usuários e os funcionários encontram recipientes com álcool em gel 70%, recomendado para higienização frequente das mãos, nos lavatórios, onde também são disponibilizadas toalhas de papel.
Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.