Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Sacolão da Família -11 Pontos de Venda

O Sacolão da Família é programa da Prefeitura que oferece frutas e hortaliças de boa qualidade, a preço único por quilo, 40% mais baixo que no varejo tradicional, em 11 pontos de vendas no Centro e nos bairros de Curitiba.

É aberto a todos os cidadãos, não sendo necessário realizar cadastro para fazer suas compras.

"Pauta de referência": R$ 3,99

O quilo dos produtos da chamada “pauta de referência” tem valor único de R$3,99 (três reais e noventa e nove centavos).   

Além disso, as unidades, administradas por permissionários da Prefeitura, podem cobrar abaixo deste valor mínimo estipulado e costumam fazer promoções. 

Valor baseado em pesquisas

O valor é calculado com base em pesquisas de mercado e na sazonalidade dos produtos, pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Preço único: sem desperdício

A venda por pesagem única favorece o consumidor a optar por gêneros em quantidades menores, com maior variedade e sem desperdício, já que o preço é o mesmo.

São 50 espécies de alimentos

A pauta, estabelecida e fiscalizada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, é composta por mais de 50 espécies de alimentos, sendo ofertados de acordo com as estações do ano:

>> Na primavera-verão é obrigatório que as unidades comercializem, no mínimo, 30 tipos. Entre eles, mamão, melancia, abacaxi, chuchu e pimentão, 

>> No outono-inverno, quando há queda na oferta de alguns alimentos, no mínimo 23. Entre eles, tangerina, kiwi, batata, caqui, maracujá, inhame, aipim, cenoura, nabo e mandioquinha 

Acima do valor-padrão 

Os produtos de época chegam fresquinhos à mesa do consumidor porque são adquiridos diretamente de quem os produz.  

Além de frutas e hortaliças com preço único, podem também ser encontrados produtos com preços diferenciados (acima do valor padrão), como: mel, frutas, verduras e legumes a granel, embalados e/ou minimamente processados, bem como sacola retornável.

Com dinheiro ou cartões

O pagamento das compras pode ser feito em dinheiro ou com cartões de débito.

Locais de fácil acesso 

As 11 unidades do Sacolão da Família estão localizadas em pontos estratégicos de fácil acesso à população: junto aos terminais de ônibus, próximo aos Armazéns da Família e das Ruas da Cidadania. Para verificar endereço, telefone de contato e horário de funcionamento de cada unidade, consulte relação abaixo.

Sem pagar passagem

Dentro dos terminais Boqueirão, Fazendinha e Santa Cândida ficou mais barato e acessível  fazer compras nos Sacoões da Família neles instalados. É que os beneficiários do programa dispõem de um período de 30 minutos (no máximo) para adquirir produtos nas lojas dos 3 terminais sem pagar passagem. Isto é: ao entrar no terminal com o cartão-transporte da Urbs (Urbanização de Curitiba) para fazer compras, não é mais descontado do cliente o valor de uma passagem de ônibus, como acontecia até 5 de outubro.  

Recomendações sanitárias - A SMSAN orienta comerciantes, funcionários e usuários a realizarem a higienização frequente das mãos com álcool em gel 70% O uso de máscara é recomendado para quem apresenta sintomas de doença respiratória - como febre, tosse, coriza -, mesmo ao ar livre.

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.