Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Turismo

Programa de capacitação e qualificação para o bom atendimento ao turista

O Instituto Municipal de Turismo - CURITIBA TURISMO oferece cursos presenciais que abordam temas como atendimento de excelência, ética, cidadania, postura profissional, qualidade em serviços, comunicação e relações humanas. Também fazem parte do conteúdo assuntos como pluralidade cultural, e a ligação do turismo com a geração de trabalho e renda.

Dessa maneira, com um leque tão variado quanto rico, cria-se o ambiente propício para que os profissionais do turismo se aprimorem tecnicamente, em seus respectivos ofícios, e ao mesmo tempo, entendam melhor as minúcias envolvidas no trabalho de receber pessoas de outras culturas.

Acontece em dois períodos: parte teórica de 4 horas e prática, outras 4 horas, totalizando 08h/aula.

Na parte teórica abordamos: uma introdução sobre Turismo (conceito - importância), perfil do turista que visita Curitiba, atuação do CTUR (abordagem sobre as áreas de atuação e serviços prestados de atendimento ao turista, como PITs – Postos de Informações Turísticas), infraestrutura e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, eventos culturais, Linha Turismo, Roteiro Integrado de Curitiba e Região Metropolitana - Rotas do Pinhão e campanhas vigentes.

Na parte prática é realizado um city tour pelos principais atrativos turísticos de Curitiba (conforme disponibilidade)

Público-alvo:

  • Empresários e profissionais dos setores de alimentação fora do lar (garçons, atendentes, auxiliares de garçom, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares)
  • transporte (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas)
  • receptivo local (agentes de viagem, operadores de turismo e guias de turismo, atendentes de atrativos e comerciantes)
  • meios de hospedagem (mensageiro, capitão porteiro, recepcionista e governanta)
  • negócios e eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores)
  • segurança e saúde (guarda estadual/municipal, atendimento dos hospitais)
  • bem como alunos dos cursos técnicos voltados ao turismo, secretarias municipais indiretamente envolvidas com o turismo na cidade, demais entidades que buscam apoio junto a Prefeitura Municipal de Curitiba

O curso é ministrado para turmas com no mínimo 20 pessoas. 

Para solicitar o curso é necessário encaminhar e-mail para: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br

 

Responsável: Diretoria de Turismo

Telefone: 3250-7730

E-mail: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h as 12h e das 14h as 18h

Instituto Municipal de Turismo

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.