Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cultura

Museus Municipais de Curitiba

São quatro os Museus Municipais sob a gestão da Fundação Cultural de Curitiba – FCC, com acervos especializados.

No Museu da Gravura é possível também pesquisar obras do seu acervo, frequentar oficinas sobre esta linguagem visual e fazer compras em sua loja. 

Já o Museu da Fotografia recebe e analisa proposta dos interessados em exporem trabalhos nas suas instalações.

O Museu Municipal de Arte - MuMa,  no Portão Cultural, dispõe de salas de exposição e uma reserva técnica para guarda do seu acervo, composto por obras de artistas paranaenses e brasileiros. 

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese, que tem obras raras e objetos litúrgicos dos primeiros tempos de Curitiba, permanecerá fechado até que seja concluída sua restauração.

Saiba mais acompanhando as informações a seguir.

Museu da Gravura

Seu calendário anual inclui mostras com obras do seu acervo (com mais de 5 mil obras) e exposições temporárias de artistas brasileiros e estrangeiros, que utilizam as mais variadas técnicas da gravura - como litografia, serigrafia, gravura em metal e xilogravura.

O Museu da Gravura funciona no prédio do Solar do Barão, endereço central, desde 1989. Em seu acervo estão obras de importantes artistas paranaenses, como Poty Lazzarotto.

Abriga o Centro de Documentação e Pesquisa Guido Viaro, com acervo bibliográfico e documental sobre a história da gravura, textos e livros sobre artes plásticas, biografias e fotografias.

Todo este material está disponível a interessados para consulta local, inclusive podendo ser escaneado ou fotografado pelo celular. 

Estão acessíveis mais de 6.000 catálogos de eventos e exposições; livros e revistas; dezenas de pastas contendo informações gerais sobre artistas plásticos (currículos, entrevistas, notícias, imagens). 

O Centro aceita doação de itens ligados às artes visuais em geral. Em razão do espaço, recebe apenas 3 exemplares, no caso de livros ou catálogos; e 1, se for revista.

Quem visita o Centro de Pesquisa Guido Viaro pode sair de lá com exemplares excedentes de catálogos e outros itens, que ficam em uma mesa à disposição do público. 

Telefone: (41) 3321-3331
E-mail: jbarattto@curitiba.pr.gov.br
Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Ateliês da Gravura 
Nos ateliês do Museu são oferecidos cursos regulares (ministrados por orientadores fixos) e periódicos (por diferentes orientadores) de gravura, além de outros cursos periódicos nas áreas de artes visuais.

É necessário preencher ficha e pagar taxa de inscrição.

Os horários das oficinas são diversos e podem ser consultados por telefone: (41) 3321-3367

Horários de atendimento: das 9h às 12h e das 14h às 18h

E-mail: coordenacaomuseudagravura@curitiba.pr.gov.br

Loja da Gravura 

É especializada na comercialização e divulgação de gravuras em diversas técnicas (como xilogravura, serigrafia, litografia), assinadas por artistas plásticos de todo o Brasil. Dispõe também de material para confeccionar gravuras.

A loja do Museu tem à venda livros, agendas, camisetas, caixas para presente, cartões e objetos que utilizam esta arte.Telefone: (41) 3321-3277

Endereço: Museu da Gravura / Solar do Barão: Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Horário de atendimento: das 9h às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira
E-mail: museudagravura@curitiba.pr.gov.br
Saiba mais: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-da-gravura-cidade-de-curitiba/

Museu da Fotografia
O Museu da Fotografia mantém um calendário anual de exposições com obras do acervo, além de abrigar mostras de fotógrafos brasileiros e estrangeiros. Também disponibiliza suas coleções para consulta e participação em eventos nacionais e internacionais de fotografia, por meio de parceria com as principais instituições mundiais da área.

O interessado em exibir seu trabalho no espaço deve fazer a solicitação por escrito, acompanhada de projeto encaminhado ao museu, para ser analisada. Se for o caso, será adequada ao calendário de exposição.

Importante: O foco do museu não é documentação e, sim, arte. Para exposição documental a FCC disponibiliza outros espaços.
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, n.º 533 - Solar do Barão 
Telefone: (41) 3321-3260
Horário de funcionamento: das 9h às 12h e das 14h às 18h, de terça a sexta-feira; das 12h às 18h, sábado, domingo e feriado 
E-mail: museudafotografia@curitiba.pr.gov.br 

Saiba mais: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-da-fotografia-cidade-de-curitiba/

Museu Municipal de Arte

O Museu Municipal de Arte - MuMA integra o complexo do Portão Cultural. Inaugurado em 1988, preserva e guarda o acervo de arte do Município, formado por aproximadamente 3.800 obras. 

Possui três salas de exposições, sendo que uma é dedicada a mostras com obras de seu acervo. As Salas Andrade Muricy e a Sala Célia Neves Lazzarotto são utilizadas para exposições temporárias. Também está integrado às atividades do Museu o Centro de Arte Digital, voltado a exposições, performances e instalações que envolvem arte e tecnologia.

Endereço: Av. República Argentina, 3430 - Portão
Telefone: (41) 3229-4436 (coordenação)
Horário de atendimento: das 10h às 19h, de terça-feira a domingo

Saiba mais: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-municipal-de-arte-muma-r-portao-cultural/

Museu de Arte Sacra da Arquidiocese
O espaço encontra-se temporariamente fechado para reforma. Ainda não há prazo definido para sua reabertura.

Este museu temático guarda a memória da presença do Catolicismo em Curitiba, especialmente dos tempos de fundação da cidade. Está instalado em anexo à Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga edificação de Curitiba, no Setor Histórico, desde 1981.

As centenas de objetos litúrgicos ou não, a exemplo de móveis, imagens, pinturas, obras raras, vestes (túnicas e estolas), fotos, contam o que foram as antigas igrejas daquela região: da Ordem, do Rosário, a Catedral e das Ruínas de São Francisco.

O acervo do Museu de Arte Sacra é da Arquidiocese e de colecionadores particulares. As peças fazem parte da mostra permanente e de exposições temporárias ligadas a temas religiosos.

Destaque para imagem do final do século XVII, em terracota, de Bom Jesus dos Pinhais.

Endereço: Rua Dr. Claudino dos Santos, nº 49 – São Francisco (Largo da Ordem)

Mais informações:  http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/espacos-culturais/museu-de-arte-sacra-r-masac/

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.