Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Cultura

MEMORIAL DE CURITIBA

Inaugurado em 1996, o Memorial de Curitiba foi projetado para abrigar atividades culturais múltiplas, incluindo exposições, apresentações cênicas e musicais, preservar e expor a história da cidade, tornando-se um destacado centro cultural. O espaço também é utilizado para seminários, palestras, oficinas, congressos, lançamentos de livros, entre outras atividades. Suas instalações compreendem salas de exposições (Salão Paranaguá, Salão Paraná e Salão Brasil), um auditório de 144 lugares (Teatro Londrina), o Mirante do Marumbi e uma praça interna para grandes eventos (Praça do Iguaçu).

O Memorial expõe obras em caráter permanente como a maquete do "Castelo Himeji", considerado um tesouro nacional do Japão e um dos edifícios históricos mais visitados daquele país, exposta na Sala Himeji, espaço que dedica homenagem à cidade japonesa de mesmo nome.  No espaço denominado Capela dos Fundadores, há pinturas do artista plástico Sergio Ferro, com imagens expressivas da história curitibana, bem como os altares retábulos da antiga igreja Matriz de Curitiba, talhados em madeira policromada do século XVIII, além de duas volutas e dois sacrários.

Na Praça Iguaçu estão expostas importantes obras como a “Tocadora de Guitarra”, de autoria do escultor Victor Brecheret; “Leonardo Da Vinci”, escultura em concreto de Poty Lazzarotto; “O Filósofo”, escultura em bronze de Zaco Paraná; o “Cavalo Marinho” e “O Sonho”, do escultor Ricardo Todd, além das “Quatro estações” – esculturas em bronze de João Turin. Do escultor catarinense Elvo Benito Damo, residente em Curitiba, é a obra “Rio dos Pinhões”, com 15 metros de comprimento, composto de 4.500 unidades (entre pinhões e pinhas) moldadas em argila. O painel, que remete ao descobrimento do Brasil, é de autoria do artista plástico Sergio Ferro. O Memorial também abriga, em caráter permanente, a escultura “O Bóia-fria em Curitiba”, de Expedito Rocha, no hall de entrada do Salão Brasil.

Visitas Mediadas

A Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba realiza visitas mediadas gratuitas no Memorial, conforme roteiros e disponibilidade de agenda. As mediações acontecem de 3ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Para informações e agendamento, entrar em contato pelo telefone (41) 3321-3275 ou pelo e-mail: educativa@fcc.curitiba.pr.gov.br

Telefone: (41) 3321-3321

E-mail: memoriais@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: Administração: das 8h às 12h e das 13h às 18h, de 2ª a 6ª feira; Visitação: das 9h às 12h e das 13h às 18h, de 3ª a 6ª feira; sábado e domingo, das 9h às 15h.

Documentos necessários: Para realização de atividades culturais no Memorial, solicitar agendamento mediante preenchimento de formulário disponível no site: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento e aguardar o retorno após a avaliação da proposta.

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.