Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Cultura

Incentivo à Leitura – Empréstimos de Livros

O Programa Curitiba Lê, coordenado pela Fundação Cultural de Curitiba, promove diversas ações e disponibiliza espaços e serviços relacionados ao incentivo à leitura, à difusão da literatura (nacional e internacional) e empréstimo de livros literários, de cultura, arte e assuntos afins, para adultos, jovens e crianças.

Difusão de Literatura

Casas da Leitura: Rodas de leitura, contações de histórias, varal literário, clubes de leitura, saraus, visitas monitoradas e outras atividades acontecem de forma gratuita e abertas ao público nos 16 endereços, nos bairros da cidade. Para participar, basta comparecer a um deles.

Projeto CuTUCando a Inspiração: É um sarau literário que reúne poetas e artistas da capital, promovido pela Feira do Poeta. Realizado mensalmente no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), é gratuito e aberto ao público.

Toda programação destas duas áreas é divulgada no sítio da Fundação Cultural de Curitiba. Entre as informações constam a que faixa etária se destinam e outros detalhes de cada atividade.

Cursos e Oficinas

Oficinas de análise e criação literária (formação de escritores); Oficinas de formação de contadores de histórias e Laboratórios de Leitura (formação de mediadores de leitura) são realizados nas Casas da Leitura e no Solar dos Guimarães (Rua Mateus Leme, 66, esquina com Treze de Maio, 571).

As inscrições são feitas pela Secretaria de Cursos da Coordenação de Literatura. Informações pelo email coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3321-3317. A programação dos cursos e prazos de inscrição são encontrados no sitio da Fundação Cultural de Curitiba

Empréstimos de Livros

1. Casas da Leitura: disponibilizam ao público infantil, jovem e adulto um acervo composto por livros de literatura, cultura, arte e assuntos afins, para leitura local ou empréstimo gratuito, mediante cadastro. Promovem atividades de incentivo à leitura sem custos, para todas as faixas etárias.

Algumas Casas oferecem ao público obras sobre a memória local e patrimônio, que possibilita o acesso da população a dados históricos sobre a cidade de Curitiba e do Paraná. Para saber mais clique no link da Casa da Leitura de seu interesse nos locais de atendimento abaixo relacionados.

2. Bondinho da Leitura: O equipamento disponibiliza livros ao público infantil, jovem e adulto para empréstimo gratuito, mediante cadastro. Também oferece atividades gratuitas de incentivo à leitura para crianças. Está localizado no Calçadão da Rua XV de Novembro. Aberto de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h; e, aos sábados, das 10h às 14h.

Os usuários cadastrados podem consultar o acervo, fazer reserva de títulos e renovar empréstimos pela internet. A devolução dos livros pode ser feita em qualquer uma das Casas da Leitura e no Bondinho da Leitura.

3. Tubotecas: São minibibliotecas que funcionam dentro de dez (10) Estações Tubo do transporte público. Os interessados podem emprestar gratuitamente um livro de cada vez e não é necessário cadastro. A devolução é feita em qualquer uma das Tubotecas ou nas Casas da Leitura. 

O cadastro para empréstimo de livros nas Casas da Leitura e no Bondinho da Leitura é realizado em cada um desses espaços com a apresentação de:
•    RG (original ou cópia legível)
•    Comprovante atualizado de endereço (conta de água, de luz, de gás ou de telefone)
•    Autorização escrita dos pais, para menores de 16 anos

DOAÇÕES DE LIVROS

As ações da Fundação Cultural de Curitiba, para o incentivo à leitura e difusão da literatura de forma permanente, acessível e gratuita contam com a doação de livros pelos cidadãos, que assim contribuem com a renovação de parte dos acervos dos espaços de leitura.

A Coordenação de Literatura aceita doações de livros de literatura (contos, crônicas, romances, poesia, história em quadrinhos, infantil e infanto-juvenil), teoria literária e leitura, artes (visuais, cinema, teatro, circo, música e dança), filosofia, biografias e cultura.

Importante: Os livros devem estar em bom estado de conservação. 

A entrega de obras doadas pode ser feita no Setor de Tubotecas da Coordenação de Literatura (Rua Mateus Leme, nº 66, esquina com Treze de Maio, nº 571), das 9h às 12h e das 13h às 18h, de 2ª a 6ª-feira, e nas Casas da Leitura. Outras informações pelo telefone 3321-3212.

Telefone: (41) 3321-3308

E-mail: coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: 9h às 12h e 13h às 18h de 2ª a 6ª-feira (Coordenação de Literatura)

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.