Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Manutenção Urbana

Implantação de Bueiro

Quando houver acúmulo muito grande de água em frente ao seu imóvel, no período de chuvas, o proprietário pode pedir à Prefeitura todas as informações para implantar caixa de captação, mais conhecida por bueiro, naquele trecho.

É de responsabilidade do proprietário os custos de mão de obra e de material para a solução do problema. A realização do serviço depende do resultado de consulta prévia, que será analisada pelo Distrito de Manutenção Urbana da região, sobre a real necessidade da obra, sua viabilidade técnica (como a existência de tubulação de águas pluviais na rua); se o imóvel está em área regular e a via pública pertence ao Município.

Mas, se existir a rede de galerias de águas pluviais – tubulação, passando em frente à testada do imóvel - e sendo viável tecnicamente, a Prefeitura executa a implantação do bueiro, sem ônus para o proprietário.

Atendimento

Os pedidos para implantação de bueiros são recebidos pela Central de Atendimento 156  (via Mobile, chat online ou por telefone); ou pessoalmente, nas 10 Administrações Regionais/Ruas da Cidadania, com RG e CPF para efeito de protocolo.  

Os Distritos de Manutenção Urbana também programam relocação de caixa de captação (mudança de local, por ser inadequado, como na frente da guia baixa) ou para reposição de tampa (por estar sem a peça ou quebrada), a pedido dos interessados.

Horário: das 8h às 17h

Departamento: Superintendência de Manutenção Urbana

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.