Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Manutenção Urbana

Implantação de Bueiro

Quando houver acúmulo muito grande de água em frente ao seu imóvel, no período de chuvas, o proprietário pode pedir à Prefeitura todas as informações para implantar, naquele trecho, caixa de captação, mais conhecida por bueiro. A prestação do serviço é realizada pela Secretaria do Governo Municipal. 

É de responsabilidade do proprietário os custos de mão de obra e de material para a solução do problema. A realização do serviço depende do resultado de consulta prévia, que será analisada pelo Distrito de Manutenção Urbana da região, sobre a real necessidade da obra, sua viabilidade técnica (como a existência de tubulação de águas pluviais na rua); se o imóvel está em área regular e a via pública pertence ao Município.

Mas, se existir a rede de galerias de águas pluviais – tubulação passando em frente à testada do imóvel - e sendo viável tecnicamente, uma equipe executa a implantação do bueiro, sem ônus para o proprietário.

Atendimento: 156 ou presencial

Os pedidos para implantação de bueiros são recebidos pela Central de Atendimento 156 (por chat online), pelo telefone 156. 

Os interessados também podem procurar atendimento pessoal, as 10 Administrações Regionais/Ruas da Cidadania. Escolha a mais próximas de sua residência, das 8h às 17h. Para efeito de protocolo, apresentar RG e CPF.

Programação de outros serviços

Os Distritos de Manutenção Urbana também programam relocação de caixa de captação (mudança de local, por ser inadequado, como na frente da guia baixa, havendo viabilidade técnica) ou para reposição de tampa (por estar sem a peça ou quebrada), a pedido dos interessados.

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.