Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação

Fazenda Urbana

A Fazenda Urbana é um espaço da Prefeitura de Curitiba que promove a segurança alimentar e nutricional na cidade, conectando o ambiente urbano e rural através da agricultura.

É um polo de referência para a disseminação de técnicas de plantio, incentivando o ciclo do alimento inspirando a cultura da produção e do consumo consciente através de capacitações, cursos, oficinas, seminários e trocas de experiências.

Com uma área de plantio livre de agrotóxicos, o espaço físico contempla canteiros comunitários com cultivo de hortaliças, plantas medicinais, plantas condimentares, plantas alimentícias não convencionais (PANC´s), composteiras, agro-floresta, pomar, Jardins de Mel, estufas para replicação e cultivos protegidos, além do uso de energias renováveis e reaproveitamento da água da chuva.

A estrutura também abrange uma Cozinha Escola que recebe os alimentos produzidos na Fazenda, permitindo assim aulas de culinária criativa, educação alimentar e aproveitamento integral dos alimentos. O Banco de Alimentos da Fazenda recebe o excedente da produção e destina ao Projeto Mesa Solidária, que doa os alimentos à instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Já os resíduos orgânicos são utilizados na compostagem, transformando as sobras em adubo para novas semeaduras, concluindo o ciclo ecológico socialmente correto.

Visitas guiadas

As visitas guiadas* devem ser agendadas pelo e-mail: fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br

* Durante a situação de pandemia do Coronavirus, as visitam guiadas estão temporariamente suspensas.

Telefone: 3361-2359

E-mail: fazendaurbana@curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: 3ª a 6ª feira, das 9h às 17h; Sábado, das 9h às 13h

Departamento: Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional

Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.