Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência Social

Cras – Centros de Referência

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) identificam as necessidades e potencialidades de pessoas em situação de vulnerabilidade e fazem seu encaminhamento à rede de prestação de serviços públicos ou privados, como Unidades de Saúde, de educação, de capacitação profissional e vagas de trabalho.

O atendimento é voltado à população em situação de vulnerabilidade causada pela pobreza e que perdeu seus vínculos afetivos e de relacionamento familiar ou estes estão fragilizados.

Têm atenção especial (também com atendimento domiciliar) as pessoas com deficiência e idosas, principalmente as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Todas as famílias passam a fazer parte do Cadastro Único de Programas Sociais, o CadÚnico.

Serviços

Nos Cras, os serviços prestados incluem ações preventivas, de convivência e socialização; acolhida, sensibilização e mediações para o acesso ao mundo do trabalho; apoio e acompanhamento familiar.

Estas Unidades de Proteção Social Básica funcionam em diferentes bairros da cidade, mais próximos desta população, conforme listagem abaixo.

Mais informações com a equipe da Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB)

Telefone: (41) 3350-3500
E-mailfas@curitiba.pr.gov.br

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.