Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência Social

Centros POP de Curitiba

Curitiba possui três unidades de referência para o atendimento à população em situação de rua, que ofertam atendimento técnico individual e coletivo, oficinas socioeducativas e atividades de convívio e socialização, de esporte e lazer; programas de capacitação e formação profissional e intermediação de mão de obra/economia popular e solidária. 

Novos projetos de vida

O conjunto de ações visa a inclusão familiar e/ou comunitária, a construção de novos projetos de vida e o desenvolvimento da autoestima garantindo a autonomia individual, familiar e social, além de ações que incentivem a participação social.

Outras políticas públicas

Os Centros POP funcionam de domingo a domingo, sem interrupção. Estão localizados  nos bairros Centro e Jardim Botânico, ambos na Administração Regional Matriz, que funcionam das 8h às 18h, com 60 vagas cada, e na Regional Boqueirão, com 50 vagas e que fecha uma hora mais cedo, às 17 horas. As atividades são desenvolvidas em parceria com outras políticas públicas, organizações da sociedade civil e voluntários.

Espaços de convivência

Sob gestão da Prefeitura, são espaços de convivência que oferecem local apropriado para a guarda de pertences, higiene pessoal, de roupas e utensílios de primeira necessidade.

Confecção documentos

O atendimento social realiza encaminhamentos para confecção de documentação civil, cursos profissionalizantes, vagas de emprego, benefícios sociais e demais encaminhamentos para outras políticas setoriais (saúde, educação etc.).

O acesso às unidades

O acesso às unidades Centros POP de Curitiba acontecem por procura espontânea; pelo Serviço Especializado de Abordagem Social, da Prefeitura; por outros equipamentos da Assistência Social; órgãos do Sistema de Defesa e Garantia de Direitos, e, ainda, pela Central de Atendimento 156 (por chat online e pelo telefone 156).

Localização e vagas

Centro POP Solidariedade
Rua EngenheirosRebouças, 875 - bairroJardim Botânico (Praça Plínio Tourinho)
Capacidade de atendimento: 70 pessoas simultaneamente.
Horário: das 8h às 18h, todos os dias da semana

 

Centro POP Matriz
Rua Rua Piquiri, 698 - Rebouças
Capacidade de atendimento: 70 pessoas simultaneamente
Horário: das 8h às 18h , todos os dias da semana

 

Centro POP Boqueirão
Rua Oliveira Viana, 1804 - bairro Hauer
Capacidade de atendimento de 50 pessoas simultaneamente
Horário: das 8h ás 17h , todos os dias da semana

Fundação de Ação Social