Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência Social

Central de Encaminhamento Social - CES

Localizada no anel central da cidade, área de maior concentração da população em situação de rua, como na maioria das grandes cidades, a Central de Encaminhamento Social - CES é um dos principais serviços ofertados aquele público. 

Por meio da CES são disponibilizados os serviços de Abordagem Social Especializada, Atendimento Social e Monitoramento.

Abordagem Social - Serviço contínuo e ininterrupto, 24 horas, por meio de chamadas dos cidadãos para a Central 156, da Prefeitura, com ênfase no atendimento da região central da cidade, além dos bairros, nos horários em que os Creas não estão em funcionamento. Também ocorre por meio de busca ativa, quando as equipes saem às ruas, inclusive com roteiros pré-definidos, elaborados de acordo com a localização costumeira de pessoas em situação de rua, como praças, marquises, parques, entre outros.  

Gestores de politicas públicas igualmente costumam solicitar os serviços de abordagem social, além de hospitais, delegacias, Polícias Militar e  Civil, sistema de Justiça e órgãos de defesa e garantia de direitos.

Atendimento Social - Este serviço é ofertado das 7 às 19 horas, inclusive em finais de semana e feriados. Os usuários são atendidos por assistentes sociais, na própria Central, por meio de procura espontânea – as pessoas dirigem-se até o local, ou por solicitação do sistema de Segurança Pública. 

Trata-se de acolhida e escuta qualificada, por meio da qual se identificam as demandas dos usuários e são realizados os encaminhamentos necessários, como: documentação civil, tratamento de saúde, retorno domiciliar/ familiar ou para cidades e países de origem, entre outros. 

No caso de procura espontânea, em que exista necessidade de aguardar atendimento das assistentes sociais, é disponibilizado aos usuários um espaço próprio, humanizado, privativo, com água, café, lanche e sanitários.
 

Monitoramento - Serviço que orienta, direciona e registra os atendimentos dos serviços de Abordagem Social nas ruas e realiza os encaminhamentos necessários em caráter de urgência ou das demandas apontadas pelas assistentes sociais.

Complementa-se, assim, o trabalho realizado pela abordagem social, mas, principalmente, asseguram-se os direitos sociais dos usuários, a oferta de outros serviços e oportunidades.

Endereço da CES: Rua Francisco Torres, n.º 500 – Centro

Mais Informações:

Telefone Monitoramento: (41) 98778-2669
E-mails: dpsr@curitiba.pr.gov.br e fas@curitiba.pr.gov.br

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.