Trânsito
Cartão Credencial - Renovação e 2ª Via
O que é?Os beneficiários do Cartão Credencial residentes em Curitiba, autorizados a estacionar em vagas específicas (antes chamadas de especiais), podem solicitar sua renovação quando estiver vencido o seu prazo de 5 (cinco) anos ou com vencimento próximo (inferior ou igual a 30 dias da data de validade); e, a 2ª via a qualquer tempo, se foi roubado, furtado, perdido, rasurado ou danificado.
Quais os requisitos para ter o Cartão Credencial?
Têm direito ao cartão os residentes em Curitiba, pessoas idosas (60+), além das pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade, e que devem apresentar às autoridades do Trânsito municipal Laudo Médico atestando esta condição.
Quando o cartão tem prazo menor que o regular?
A validade do Cartão terá prazo menor do que o regular para pessoas com deficiência com comprometimento de mobilidade temporária, dependendo do Laudo Médico, não podendo ultrapassar 1(um) ano
Atualizações (de terminologia e sinalização das vagas específicas) aconteceram nas normas locais para emissão da credencial de acordo com a regulamentação da Resolução nº 965/2022, do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, no âmbito de Curitiba. As mudanças também incluem alguns itens para renovação e 2ª via.
Como regra geral, o atendimento dos beneficiários é presencial, na sede do Trânsito.
O que fazer em casos de roubo ou extravio?
Se o beneficiário tiver o seu Cartão Credencial roubado, furtado ou perdido (extraviado), a primeira coisa a fazer, a exemplo de qualquer outro documento de identificação, é registrar imediatamente um Boletim de Ocorrência (B.O.) na Polícia Civil do Paraná – pela internet ou presencialmente, relatando os fatos.
Para obter a segunda via da Credencial: nestes casos, o beneficiário deve necessariamente comparecer no atendimento de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - SMDT, com documentos originais, para conferência e digitalização. Dia e hora devem ser marcados prévia e eletronicamente.
Quais os documentos necessários?
Emissão de 2ª via (vencida ou a vencer)
> Credencial para Pessoa Idosa exige:
- Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado, que contenha data de nascimento e filiação
- Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada
> Credencial de Pessoa Com Deficiência Com Comprometimento de Mobilidade exige:
- Documento de identificação, como: CNH, RG ou outro documento a ele equiparado, que contenha data de nascimento e filiação
- Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada
- Declaração médica atualizada da deficiência com comprometimento de mobilidade
Emissão de 2ª via (Roubo/Furto ou Extravio)
- Apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.) com os dados sobre o roubo, furto ou extravio (perda)
- Documento de identificação original
Emissão de 2ª via (Rasura ou Dano)
- Apresentar a credencial rasurada/danificada
- Documento de identificação original
Como realizar o atendimento agendado?
O atendimento presencial pelo Trânsito deve ter dia e hora marcados com antecedência pelo portal Agenda Online da Prefeitura.
As pessoas idosas dispõem da alternativa de emitir nova Credencial pelo portal Paraná Inteligência Artificial - PIÁ, do Governo do Paraná. Caso esta operação não seja possível, têm como recorrer ao atendimento presencial, também marcando data pela Agenda Online.
Qual a legislação vigente?
Saiba mais sobre a Resolução n.º 965/2022, que define e regulamenta as áreas de segurança e de estacionamentos específicos de veículos; e seus Anexos I, II e III com detalhamento e ilustrações de sinalização das vagas. Ato do Conselho Nacional de Trânsito – Contran.
Quais os prazos para atendimento?
Tanto por internet quanto em atendimentos agendados, a entrega do cartão é imediata.
São cobradas taxas por esse serviço?
Serviço gratuito.
Como consultar o andamento do serviço solicitado?
Não se aplica.
Dúvidas?
Nos telefones 156 (Curitiba) e (41) 3350-6468 (Outras Cidades)
Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.