Turismo
Capacitação para o Bom Atendimento ao Turista
Profissionais do setor contam com cursos presenciais que abordam temas como atendimento de excelência, ética, cidadania, postura profissional, qualidade em serviços, comunicação e relações humanas, ofertados pelo Instituto Municipal de Turismo - IMT. Também fazem parte do conteúdo assuntos como pluralidade cultural e a ligação do turismo com a geração de trabalho e renda.
Dessa maneira cria-se o ambiente propício para que os profissionais do turismo se aprimorem tecnicamente, em seus respectivos ofícios, e ao mesmo tempo entendam melhor os detalhes envolvidos no trabalho de receber pessoas de outras culturas.
Teoria e prática
Os cursos são destinados a turmas com no mínimo 20 interessados e acontecem em dois períodos, totalizando 8 horas/aula: parte teórica de 4 horas e prática, outras 4 horas.
Os participantes não estão obrigados a usar máscara, mas há recomendação para o uso de álcool em gel, para higienização frequente das mãos, e para manter distanciamento social. Estas medidas são para prevenção e combate também de outras doenças respiratórias – resfriado, gripe, pneumonia.
Na parte teórica são abordados: introdução sobre o Turismo (conceito e importância), perfil do turista que visita Curitiba, atuação do IMT (e também serviços prestados de atendimento ao turista, como os Postos de Informações Turísticas - PITs), infraestrutura e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, eventos culturais, Linha Turismo, Roteiro Integrado de Curitiba e Região Metropolitana - Rotas do Pinhão e campanhas vigentes.
Da parte prática consta um city tour pelos principais atrativos turísticos de Curitiba (conforme disponibilidade).
Público-alvo:
- Empresários e profissionais dos setores de alimentação fora do lar (garçons, atendentes, auxiliares de garçom, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares)
- Transporte (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas)
- Receptivo local (agentes de viagem, operadores e guias de turismo, atendentes de atrativos e comerciantes)
- Meios de hospedagem (mensageiro, capitão porteiro, recepcionista e governanta)
- Negócios e eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores)
- Segurança e saúde (guarda estadual/municipal, atendimento dos hospitais)
- Alunos dos cursos técnicos voltados ao turismo, Secretarias Municipais indiretamente envolvidas com o turismo na cidade, demais entidades que buscam apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba
- Entidades que buscam apoio da Prefeitura de Curitiba
Para solicitar a participação no curso é necessário encaminhar e-mail à Diretoria de Turismo, no endereço turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br
Telefone: (41) 3250-7730
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14 às 18h, de segunda a sexta-feira
Instituto Municipal de Turismo
Locais de Atendimento
Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.