Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Cultura

ATELIÊ DE ESCULTURA

Reconhecido internacionalmente, o Ateliê de Escultura iniciou a sua atividade em 1973 no mesmo período de criação do Centro de Criatividade de Curitiba. Desde então, o trabalho do ateliê se estabeleceu na comunidade artística atraindo profissionais de vários segmentos da arte, pois disponibiliza cursos de caráter permanente de escultura nas diversas técnicas: bronze, pedra, metal, madeira, vidro, cerâmica e outras, possibilitando um convívio interno/externo de grande mobilidade e flexibilidade para a formação sensível, de conhecimento técnico e de aprendizado em grupo. Além disso, o espaço atua diretamente com restauro, estruturação e execução, consultoria para obras públicas e sua preservação; oferece suporte técnico bem como avaliação a trabalhos e processos artísticos, mantendo seu conceito original, que visa à formação do artista escultor. 

O Ateliê de Escultura funciona em três linhas de atuação relacionadas entre si:

1. Formação:

A formação do escultor relaciona-se ao desenvolvimento do seu potencial criativo, articulado a um projeto de vida que se constitui em constante aprendizado, possibilitando trajetórias que se definem em uma carreira profissional.

2. Pesquisa:

A pesquisa, com sua raiz lógica e científica, na arte é também um processo multidisciplinar, que leva à integração de ações empíricas, experiências e observações que se projetam em temas relacionados ao interesse ou à especialidade do artista. O estudo do objeto de atenção (obra ou ideia em construção) possibilita que o mesmo seja estruturado pela coleta e registro. Estratégias de pesquisa comprovam que métodos interdisciplinares como o uso de tecnologia, com novos conhecimentos e saberes práticos, são facilitadores e enriquecem o trabalho em escultura.

3. Apoio ao artista escultor:

Apoio representa um modo de nutrir as necessidades, um meio de conduzir o artista oferecendo um suporte que possibilite realizar seus objetivos. Envolve consultorias, conhecimentos técnicos, atenção para a prática na construção da obra, espaço conceitual para um dado trabalho, uso de ferramentas que facilite o processo de criação do artista no trato com os materiais, dentre outras demandas relacionadas à arte e estética. 

Telefone: (41) 3355-2676

E-mail: centrodecriatividade@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Documentos necessários: As inscrições nos cursos são feitas no local e há pagamento de mensalidade diretamente com os instrutores.

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.