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Urbanismo

Alvará de Projeto Aprovado por Certidão

O que é?
Qualquer obra no município somente pode ser iniciada após a emissão do Alvará de Obra e com o acompanhamento e supervisão de um profissional responsável técnico habilitado e identificado no documento. Como o licenciamento por Certidão de Aprovação de Projeto Arquitetônico não indica o registro de responsável técnico, não permite o início das obras, até que seja convertido em Alvará de Construção, com a necessária a apresentação de profissional, que assume o compromisso de executar a obra conforme projeto aprovado.

A Certidão de Projeto licencia o projeto arquitetônico pelo prazo de um ano, período no qual deve ser convertido em Alvará de Obra. Poderá ser revalidada desde que o projeto atenda a legislação vigente (regulamento edificações e legislação de zoneamento) à época da prorrogação. A emissão, totalmente eletrônica, é feita pelo Departamento de Controle de Edificações.

Quais os requisitos para solicitar o alvará?
Para solicitar a emissão de Alvará de Projeto Aprovado por Certidão, o responsável técnico pela execução da obra deve se cadastrar no portal e-Cidadão (links em Serviço online), a partir de seu CPF, como Pessoa Física.

Depois de preencher seus dados, será encaminhado automaticamente para o programa que reproduz o formulário de solicitação do serviço ao Urbanismo, e tramita todo processo de forma eletrônica. 

É obrigatório que profissional responsável técnico pela execução da obra possua certificado digital, para assinatura eletrônica dos documentos. São aceitos os dos tipos A1 e A3.

Saiba mais sobre o e-Cidadão.

Quais os documentos necessários?
O alvará de construção emitido a partir de um projeto aprovado por certidão somente pode ser solicitado pelo Responsável técnico contratado para execução da obra.

Antes de iniciar o procedimento para solicitação do Alvará de Muro Frontal, certifique-se que possui os dados e documentos obrigatórios em formato digital (“.pdf”) listados abaixo:

  • Número da Certidão de Aprovação
  • Autorização para emissão de alvará assinado por todos os proprietários cadastrados na certidão, acompanhada dos documentos com foto e assinatura (ou com a firma reconhecida). Em caso de Pessoa Jurídica: a autorização deverá obrigatoriamente ser assinada por certificação digital (modelos disponíveis no formulário da solicitação)
  • Pranchas do projeto idênticas ao projeto aprovado, assinadas pelo autor do projeto e responsável técnico por certificado digital. O quadro de identificação/legenda deverá estar de acordo com o modelo de licenciamento eletrônico. Observação: as pranchas deverão constar em um arquivo único, em formato PDF, com dimensão máxima de 3Mb
  • ART/RRT quitada referente à execução de obra

 Acessando de seu computador, notebook ou smartphone o link Serviço online, é possível solicitar e emitir o Alvará de Obra a partir de um projeto aprovado por certidão.

  • Buscar a solicitação de Licenciamento Urbano, selecionar a opção: [Alvará] – Projeto aprovado por Certidão
  • Preencher os dados do formulário online
  • Anexar digitalmente os documentos solicitados

São cobradas taxas por esse serviço?
Sim, após concluir a solicitação, será gerado o boleto de pagamento da taxa de expedição do(s) documento(s), que poderá ser feito por aplicativo ou internet banking, agências bancárias e rede de lotéricas.  A análise do protocolo cadastrado somente será feita após a compensação bancária do pagamento.

O documento será fornecido em formato PDF e com a certificação digital de autenticidade, mediante pagamento da taxa de expediente, que é reajustada anualmente. Ver valor atualizado na página https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/taxas-municipais-2022/766 

O valor atualizado em 2025 é R$50,96.

Quais os prazos para atendimento?
O prazo médio para análise do Departamento de Controle de Edificações é de 30 dias. Após análise do Departamento de Controle de Edificações, caso sejam necessárias complementações, o prazo para atendimento das solicitações será de 30 dias após a publicação do parecer. Será admitida apenas 01 (uma) complementação.

Como consultar o andamento do serviço solicitado?
O acompanhamento do protocolo será feito sempre com o uso do número do CPF e da senha, acessando o e-Cidadão. No link “Meu Painel”, clicar no número do processo para ser redirecionado ao seu trâmite.

Acompanhe o trâmite do seu protocolo pelo link Meu Painel

Atenção! Certifique-se de estar logado no e-Cidadão para visualizar a lista de protocolos cadastrados por você.

Você também receberá um e-mail com informações sobre atualização no trâmite da sua solicitação contendo links diretos ao parecer de análise.

A Secretaria de Urbanismo disponibiliza informações para consulta de processos em: https://urbanismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/consulta-de-andamentos-dos-protocolos/225

Dúvidas?
Para tirar dúvidas sobre assuntos relacionados ao Urbanismo, o interessado conta com Plantões Técnicos pelos seguintes e-mails:

Secretaria Municipal do Urbanismo