Direitos Humanos
ADH - Políticas para Mulheres
Uma das diretrizes da Assessoria dos Direitos Humanos - ADH é conscientizar ou reforçar a conscientização das mulheres de que todas têm diversos direitos: à livre manifestação do pensamento, acesso à justiça, à habitação, à fé, à informação, de não ser discriminada, de viver sem violência, entre outros previstos na Constituição Federal.
Casa da Mulher Brasileira
Nesta linha de atuação destaca-se a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba, uma completa estrutura que é referência no atendimento humanizado a todo tipo de violência – não só a física.
Sob a gestão da ADH, funciona 24 horas, a semana inteira, inclusive sábados, domingos e feriados, com diferentes serviços, para oferecer uma solução integral às mulheres que a procuram ou que para lá são encaminhadas.
Telefones: (41) 3221-2701 e (41) 3221-2710
Ônibus Lilás em eventos
O Ônibus Lilás é uma unidade móvel de atendimento, que percorre os territórios vulneráveis da cidade. A equipe da ADH orienta sobre direitos, reforçando que nenhuma mulher deve se calar, quando vive situações de violência doméstica ou familiar.
Além da conversa pessoal, que tem o objetivo de informar e orientar, há distribuição de materiais voltados aos direitos das mulheres e enfrentamento às violências contra as mulheres.
A unidade também participa de eventos, vai até empresas, escolas e demais locais que solicitam o serviço.
Solicitação de agendamento
A ADH faz uma avaliação de viabilidade da participação quando solicitada. As solicitações e agendamentos podem ser feitos pelos canais:
E-mail: onibuslilas@curitiba.pr.gov.br
Telefone: (41) 3221-2714
Mais informações sobre os itinerários da unidade móvel e para pedidos de inclusão de bairro ou comunidade a ser atendida:
Telefone: (41) 3221-2746
E-mail: mulher@curitiba.pr.gov.br
Secretaria do Governo Municipal