Direitos Humanos
ADH - Política de Igualdade Racial
A Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, da Assessoria de Direitos Humanos - ADH, é voltada para as populações negras (pretos e pardos), indígena e cigana de Curitiba.
Comemorações: datas especiais
Já foi possível estabelecer um calendário consistente de ações, especialmente para celebrar a cultura e a representatividade de cada uma.
Muitas ações ocorrem em função de datas especiais, como o Dia Internacional dos Direitos Humanos (13/12), Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha (em 25/07), Dia da Consciência Negra (20/11)
Caravanas Étnico-Culturais
Pensadas para combater o racismo e o preconceito, as Caravanas Étnicos-Culturais reúnem artistas negros, indígenas e ciganos, com apresentações artísticas - de dança, shows musicais, escola de samba, capoeira, além de oficinas, entre outras.
As Caravanas são itinerantes, devem percorrem as 10 Administrações Regionais da cidade. O circuito, iniciado em 2022, será completado a partir de maio de 2023.
Feiras de Empreendedorismo
Fazem parte das Caravanas as Feiras de Empreendedorismo, com exposição e venda de diversos produtos artísticos e de artesanato das três etnias.
Os empreendedores - expositores foram selecionados pelo Instituto Municipal de Turismo – IMT.
Inclusão no mercado de trabalho
Outra diretriz da Igualdade Racial é sensibilizar a comunidade para o acesso e inclusão de profissionais negros (pretos e pardos), indígenas e ciganos no mercado de trabalho formal.
Para vencer resistências encontradas nesse processo, a equipe da ADH realiza uma palestra-padrão a empresários/empresas e outros interessados.
A Política de Igualdade Racial também se estende ao apoio à Feira da Cultura Africana, na Praça Zumbi dos Palmares
Site Direitos Humanos
Secretaria do Governo Municipal