Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência Social

Acolhimento Institucional - Pop Rua UAI

A Fundação de Ação Social - FAS dispõe de quatro unidades próprias e seis unidades de execução indireta para o acolhimento de famílias e/ou indivíduos em situação de rua, com vínculos rompidos ou fragilizados, a fim de garantir sua proteção integral.

Privacidade é prioritária

A organização do serviço prioriza a privacidade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

As regras de gestão e de convivência são construídas de forma participativa e coletiva, com objetivo de assegurar a autonomia dos usuários, conforme seus perfis.

Em pequenos grupos

O atendimento prestado é personalizado em pequenos grupos, favorecendo o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização dos equipamentos e serviços disponíveis na comunidade local.

Inseridas na comunidade, essas unidades - casa, alojamento, albergue têm todas com características residenciais, ambiente acolhedor e estrutura física adequada. Visam ao desenvolvimento de relações mais próximas do ambiente familiar.

As edificações são organizadas para atender às necessidades dos usuários, oferecendo condições de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade. 

Canais da Central 156

O acolhimento pode ser procurado pelos próprios interessados ou terceiros. A Central de Atendimento 156 (via chat online), aplicativo 156 (nas versões Google Play e APP Store) e o telefone 156 também recebem e encaminham para a Coordenação de Alta Complexidade para a Pessoa em Situação de Rua, os casos que lhes são relatados, para providências.

Mais informações

Telefone: (41) 3350-3500

E-mail: fas@curitiba.pr.gov.br

 

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.