Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Manutenção em dia

Zeladoria urbana mantém bairros da Regional Boqueirão bem cuidados

Melhorias da sinalização na Rua: Pedro Siemens, esquina com Rua: Pedro Wieler - Xaxim. Na imagem, Marllos de Lima Adriano. Curitiba, 10/05/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Mesmo com a pandemia da covid-19, as equipes da Zeladoria Municipal da Prefeitura trabalham diariamente para manter os quatro bairros da Regional Boqueirão bem cuidados. Só nos quatro primeiros meses de 2021 – de janeiro a abril – as equipes fizeram 511.923 m² de trabalhos de paisagismo em áreas públicas no Xaxim, Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão. A área equivale a 72 campos de futebol.

Entre os serviços de paisagismo, estão a manutenção de calçadas e rampas de acessibilidade e as roçadas, que deixam as áreas verdes em boas condições de uso e com melhor visibilidade. O cruzamento da Rua Anne Frank com a Rua Antônio Schiebel, no Boqueirão, recebeu oito novas rampas de acessibilidade.

No Xaxim o profissional autônomo Marcos Aurélio Farias, 42 anos, viu atendido seu pedido de inclusão das rampas de acessibilidade e melhorias no calçamento no cruzamento das ruas Rua José Osires Baglioli e Batista da Costa.

“Pedi pelo 156 porque aqui perto tem escola, CMEI, unidade de saúde e as rampas deram mais segurança ao pedestre” diz Farias. 

As roçadas são feitas nos canteiros centrais e laterais de ruas, terrenos municipais, equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas. Em frente a imóveis particulares, cabe ao proprietário a manutenção da limpeza e e conservação do calçamento.

Serviços essenciais

Com a pandemia da covid-19, as equipes continuam trabalhando para que a cidade siga bem cuidada, adotando medidas de enfrentamento ao vírus, como medidas como distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Assim, os serviços, considerados essenciais, seguem realizados diariamente não só na Regional Boqueirão, mas em toda a cidade.

Drenagem

A Zeladoria Municipal também previne contratempos, como foi o caso da drenagem feita na Rua Expedicionário Eurides Fernandes do Nascimento, no Alto Boqueirão, que evitou vazamentos.

“Vi que a tubulação estava numa profundidade muito próxima do asfalto e solicitei um ajuste à Prefeitura. Foi feita uma nova instalação, mais profunda, em um ótimo trabalho”, diz Mario Luiz Lopes, 50 anos.

Além desta obra, as equipes do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Boqueirão trabalharam 2.591 metros em serviços de drenagem entre janeiro e abril de 2021, entre limpeza de galerias pluviais e caixas de captação, substituição de ralos, desobstruindo de galerias pluviais e corrigindo de erosão e reassentamento de tubos danificados.

Pavimentação

No mesmo período, foram recuperados 168.212 metros da pavimentação de ruas do Boqueirão, Alto Boqueirão, Hauer e Xaxim. A extensão equivale ao percurso de quatro maratonas. Foram executados 158.457 metros em operações de tapa-buracos e 9.755 metros de manutenção de revestimento primário (saibro).

No cruzamento das ruas Pedro Wieler e Pedro Siemens, no Xaxim, a manutenção contribuiu para maior segurança da via. O recape do asfalto pela Zeladoria permitiu que a Setran reforçasse a sinalização horizontal no local.

Um dos solicitantes da intervenção foi o funcionário público e morador da região Marllos de Lima Adriano, 37 anos. Ele conta que a intervenção teve bons resultados. 

”Antes, acontecia uns dois acidentes por semana. Desde que a recuperação e a sinalização do asfalto ficaram prontas, não vimos mais acidentes”, fala.

Apoio da população

Os cidadãos podem solicitar a manutenção nas vias públicas ou melhorias nas ruas, o cidadão deve registrar o pedido na Central 156, pelo aplicativo, telefone ou site

 

LEIA MAIS