Enquanto parte dos curitibanos está em clima de férias, a Zeladoria Municipal da Prefeitura na Regional Cajuru manteve o ritmo de trabalho neste início de ano. Nos primeiros 15 dias de 2020, as equipes de manutenção urbana atuaram em 62 pontos dos bairros Uberaba, Tarumã, Jardim das Américas, Cajuru, Guabirotuba e Capão da Imbuia.
Foram 16 intervenções em ruas, sendo dez pavimentações de tapa-buracos e seis em manutenções de saibro, assegurando a qualidade viária e a segurança na mobilidade.
Outras oitos ruas receberam a manutenção do calçamento. Foi o caso da Rua Esper Jorge Chueri, no Cajuru, onde o trabalho estava em fase de finalização nesta quinta-feira (16/1).
A nova calçada começou a ser feita depois que funcionários do Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Regional Cajuru realizaram obras de drenagem entre as ruas Teófilo Otoni e Florianópolis. Uma das moradoras beneficiadas foi a enfermeira aposentada Jovanete Martins Correa, 51 anos, que viu a chegada das equipes da Prefeitura com alívio.
“Fiquei muito feliz em saber que ia ter esse problema resolvido. Nessa época de chuvas de verão, a água estava acumulando nesse ponto, e não vai mais acontecer. Está ficando ótimo”, comemora a moradora.
Ela conta que o asfalto cedeu e deformou o meio-fio e o calçamento porque muitos veículos pesados costumam passar e estacionar na quadra. “Com o tempo, estragou tudo. Eu, meu marido e o vizinho já refizemos as calçadas uma vez”, lembra.
“Estava atrapalhando toda a vizinhança. Acumula água, faz lama; atrapalhava os pedestres, eu não conseguia mais entrar com o carro na garagem”, conta.
Drenagem
A rua em que ela mora é uma das 23 que, desde o dia 2 de janeiro, receberam serviços de drenagem do DMU Cajuru. Entre os trabalhos feitos, estão a contenção de erosão, desobstrução de galerias, reparos e limpeza de caixas. Essas têm papel fundamental para evitar acúmulo de água e, consequentemente, alagamentos.
Roçada
Além disso, a Zeladoria Municipal faz a roçada e limpeza de ruas, parques, bosques, praças e margens de córregos. Neste início de ano, nos seis bairros da Regional, as equipes fizeram esse trabalho em 15 locais.
Os esforços de zeladoria urbana fazem com que a estrutura da cidade fique em melhores condições de uso, trazendo mais qualidade, segurança à população e mantendo o bom ambiente da capital.
O trabalho é realizado principalmente pelas equipes (próprias ou contratadas) das secretarias do Meio Ambiente, Obras Públicas e Governo (por meio dos distritos de manutenção).
Como cuidar bem das ruas e calçadas
Se algo estiver errado em sua rua, como uma lâmpada queimada ou a manutenção de bueiros, você pode pedir o reparo pela Central 156, seja por telefone ou pelo aplicativo Curitiba 156 (baixe pelo Google Play ou Apple Store).
Conforme a solicitação, será mobilizada uma das equipes de manutenção, envolvendo as secretarias municipais do Meio Ambiente, de Obras Públicas, do Governo Municipal e das administrações regionais.
Também há situações que são de responsabilidade do cidadão. Veja aqui quais pontos os moradores precisam ficar atentos para que tudo funcione melhor.