Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Férias

Viajantes para o exterior podem antecipar esquema vacinal contra covid-19

Viajantes para o exterior podem antecipar esquema vacinal contra covid-19. Foto: Hully Paiva/SMCS

*atualizada em 14/12/2021

Moradores de Curitiba com viagem marcada para o exterior que ainda não completaram o esquema vacinal contra covid-19 podem antecipar a segunda dose ou a dose de reforço, desde que cumpridos os critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já estava antecipando o esquema vacinal para viagens com fins profissionais ou de estudos, mas agora a antecipação também passa a valer para viagens turísticas.

Com a aproximação das férias e a conclusão de convocação de todos os públicos definidos para receber a primeira dose, a SMS adota essa estratégia para reforçar a imunização, principalmente para aqueles que vão para regiões de menor cobertura vacinal.

“Diante do cenário das variantes que circulam pelo mundo, é importante que os viajantes estejam imunizados para que elas não se espalhem pelo Brasil e para que a população não adoeça”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Oliveira.

O viajante deverá comprovar a ida a outro país com a apresentação de passagem em seu nome. A comprovação deverá ser feita diretamente no ponto de vacinação.

Segunda dose

A antecipação da segunda dose pode ser feita por pessoas com 12 anos ou mais as partir de 21 dias da primeira aplicação para quem recebeu o imunizante da Pfizer e 28 dias para quem recebeu o da AstraZeneca.
O viajante deverá apresentar no ponto de vacinação comprovante da ida a outro país com a apresentação de passagem em seu nome. 

Reforço Pfizer ou AstraZeneca

Pessoas com 18 anos ou mais que receberam as duas doses da Pfizer ou AstraZeneca há mais de 140 dias e estão com viagem marcada para o exterior podem receber a dose de reforço, com apresentação de comprovante da passagem. “Esse prazo de intervalo leva em consideração o prazo mínimo que os estudos apontam que a aplicação de uma nova dose passa a ser necessária e eficaz, explica Oliveira. 

Reforço Coronavac

Quem recebeu as duas doses de Coronavac há mais de 28 dias também pode receber a dose de reforço em caso de viagem comprovada para o exterior.
O reforço para este imunizante será feito com uma dose de Pfizer para quem for a países que não reconhecem a eficiência da Coronavac. Nesses casos, além da comprovação da viagem, deve ser apresentada a comprovação de que o país não reconhece o imunizante do Butantan/Sinovac.

Janssen

Para o imunizante da Janssen, a recomendação do Ministério da Saúde é de que a segunda dose/reforço seja da mesma marca.
Em caso de necessidade de viagem e falta da vacina em estoque, a SMS seguirá a regra da intercambialidade da vacina e fará o reforço com imunizante da Pfizer.

O que fazer para antecipar a vacina

O viajante que se enquadra no intervalo indicado entre 21 e 28 dias a depender do imunizante, deverá procurar um dos pontos de vacinação da cidade das 8h às 17h. Os endereços estão no ImunizaJáCuritiba.

É preciso apresentar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e documentação que comprove a viagem (passagem aérea).

Viagem carro

Aqueles que pretendem viajar para outro país de carro deverão apresentar, além dos documentos exigidos para a vacinação, o comprovante de reserva de hospedagem e um termo autodeclarado de responsabilidade legal pela veracidade das informações apresentadas. O termo está disponível no site da SMS.